Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como tirar as fraldas do seu bebê


Uma das grandes preocupações e motivo de orgulho dos pais é ver o desenvolvimento do seu filho. É perceber que ele já pede um colo, pega um objeto e quando menos se espera lá está ele grudado na barra da sua calça com aquele sorriso! Sim, ele aprendeu a engatinhar...

Isso, em geral, acontece entre o sexto e o décimo mês. Agora, imagine esse momento de começar a retirada das fraldas do seu bebê! É geralmente uma fase de muita ansiedade e dúvidas para os pais, afinal seu bebê está crescendo e ficando cada vez mais independente.

Mas, muita calma nessa hora papais e mamães, nada de pressa ok!

Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.

Paciência, essa é a palavrinha mágica para esse momento!

Bem, a criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas.

Geralmente, uma criança de 2 anos de idade já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Primeira coisa que devemos saber e fazer é respeitar o ritimo do seu desenvolvimento e a maturidade neurológica da criança.

O melhor momento para o processo de retirada das fraldas se dá entre os 18 e 30 meses, para a fralda do dia, e até os 03 anos e meio para a fralda da noite.


Então, se você acha que o seu filho já está pronto, veja as dicas para começar o treinamento:



1º- A partir de um ano e meio ( 18 meses), a criança já sabe andar com equilíbrio , consegue identificar alguns objetos e começa a dar sinais de que chegou hora demonstrando incômodo com o uso da fralda. Muitas vezes ela já até tirou a fralda e as deixou- pela casa, então vá em frente!

A princípio deixe que ela faça no piniquinho, onde ela pode se sentir mais segura e aos poucos leve-a para utilizar o vaso sanitário.Aos poucos ensine a criança a sentar no vaso, puxar a descarga e lavar as mãos após o uso do mesmo.

Nunca deixe a criança sozinha!

Ela vai aprender a controlar a saída do xixi e cocô em pouco tempo.

Uma dica legal: inicie o processo no verão. Neste período a criança transpira mais e faz menos xixi, e pode andar com pouca roupa.

Deixe o piniquinho sempre no banheiro, nada de levar pra lá e pra cá, isso pode parecer cômodo para os pais mas não ajuda em nada para a criança. Lugar de fazer xixi e cocô é no banheiro.

2º - Muita, mas muita paciência porque esse processo pode levar alguns meses. Ensine-a a chamar alguém quando sentir vontade. Nunca a obrigue a ficar sentada ou tenha pressa. Muito menos a castigue caso não dê certo eventualmente.

3º - Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada e só então comece o treino para a noite.

Leve-a para fazer xixi antes de dormir e evite dar líquidos próximo a essa hora. Acorde-a durante à noite para ir ao banheiro, mas sem exageros, não fique acordando a criança muitas vezes durante à noite , senão pela manhã você encontrará uma criança super agitada, irritada e com sono.

Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir, respeite seus limites e capacidades.

A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.

E fiquem tranquilos, façam a sua parte, porque até 4 anos, a maioria das crianças abandonam as fraldas sem problemas.


Bem, gosto muito de indicar boas leituras, então aqui vai uma muito legal para as mamães de 1º viagem ou mesmo as veteranas que gostam de estar sempre bem informadas.
Este livro fornece respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto, "dicas rápidas" de pais experientes, informações sobre os equipamentos mais adequados e idéias para a avaliação da criança durante o treino.

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.A especialista em desenvolvimento infantil Penny Warner e a pediatra Dra. Paula Kelly desenvolveram um método simples para ajudar pais e filhos a ter uma experiência livre de estresse durante esta transição infantil. Elas recomendam uma abordagem empática focada na criança, muito eficaz para ajudá-la a se libertar das fraldas, e tornam o treinamento para o uso do banheiro uma experiência divertida e excitante.

Tirar a Fralda sem Choro e sem Trauma cobre todos os tópicos importantes, incluindo:

  • compreensão do desenvolvimento da criança;
  • uso de brincadeiras para melhorar o processo;
  • desenvolvimento das habilidades físicas da criança;
  • promoção do treino noturno;
  • resolução de problemas;
  • quando chamar o médico;

Sobre as Autoras

Penny Warner é autora de mais de trinta livros para pais e filhos, incluindo Aprender Brincando (editora Ground), 365 Baby Care Tips, Baby Play and Learn e Smart Start for Your Baby. Possui grau de Mestre em Educação Especial e leciona

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.
 

Então, gostaram?

Boa sorte nessa nova etapa e até mais!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Orientações para estimulação do bebê no primeiro ano de vida

Muitos pais, mães e educadores  se vêem perdidos sem saber o que fazer  muito bem  diante dessas "coisinhas tão fofinhas"  e "tão pequeninhas"  como um bebê não é mesmo?
Alguns até pensam que basta trocar fraldas,dar de comer e  colocar pra dormir... mas não é bem assim não. Esses pequeninos precisam de muito mais, e você que está aí diante de um deles pode fazer muita coisa pra que ele cresça saudável emocionalmente, psicologicamente e fisicamente.
Então vamos lá, mãos à obra!

 

No 1º mês - Converse  e cante para o bebê. O som e o tom da sua voz vai transmitir muita segurança a ele.
Estimule cada parte do  seu corpo com massagens suaves nos pés, mãos, barriga, pernas, costas e rosto. Você pode  colocar músicas suaves, desde cantigas de ninar até músicas clássicas, eles adoram! 
O contacto físico é muito importante e através dele você vai demonstrar seus sentimentos , transmitir amor, carinho e segurança que ele tanto precisa.

No 2º mês - Apresente objetos grandes e coloridos. Coloque-os na frente dele  para que ele possa brincar e tentar alcançá-los com as mãos.
No berço coloque um mobile colorido dentro do campo de visão do bebê, mas muito cuidado com aqueles com som estridente, não é aconselhável.Além de irritá-lo pode prejudicar a audição.

No 3º. mês - Cante, faça gestos e expressões faciais. O bebê tentará imitar e responderá aos estímulos com sorrisos e ruídos.
Estimule o tato do bebê com objetos de diferentes texturas. Por exemplo:  passe no pé ou na mão dele uma pluma e observe as reações; encoste sua mãozinha em algo áspero e depois em algo macio.


No 4º. mês - Conte histórias curtas e imite o barulho dos animais com diferentes tons de voz. O bebê tentará imitar você. É muito divertido!
Jogue  bolas e dados na sua direção para que ele tente agarrar.

No 5º. mês - Tudo que ele conseguir pegar vai levar à boca. Então muito cuidado com o brinquedos e objetos que estão à sua volta. Procure deixá-los limpos e que os mesmos  sejam seguros e de boa qualidade  para que o bebê não se machuque.
Compre mordedores, brinquedos macios, bolas e chocalhos. Deixe que brinque no chão e espalhe todos os brinquedos à sua volta.
Coloque também músicas de diferentes ritmos e dance com ele.
Ele vai adorar!

No 6º mês - Durante as refeições fale com ele, diga o que ele vai comer e mostre os alimentos. Com certeza ele vai querer ajudá-lo nessa tarefa, então as mãozinhas vão funcionar dentro do prato. Você pode comprar aqueles pratos que se fixam às mesas para facilitar a interação neste momento.
Também  nesta fase, convide a criança para passear, e espere que ela lhe estenda os braços e vá mostrando tudo à sua volta.
Imite o barulho dos animais  como gato,pintinho e cachorro. Ao ar livre, deixe-o próximo das árvores, para que ele observe o balancear o e barulho das folhas.


No 7º. mês – Deixe que a  criança  manipule brinquedos que façam barulho,com diferentes cores, formas e tamanho.Coloque-os próximos a ela e estimule-a a ir buscá-los.
Nessa fase também você pode ensiná-la a dar "tchauzinho", fazer "bichinho", imitar o gato, o cachorro e outros gestos muito fofos que ela aprenderá  muito rápido com você.

No 8º. mês - Brinque de esconde-esconde com ele. Você pode usar  uma toalha , uma colcha ou a cortinada sala. 
Permita que a criança jogue objetos  no chão, ela repetirá inúmeras vezes este movimento e  você pode até ficar cansado, mas ela não.Nessa fase eles adoram fazer isso, inclusive jogar coisas pela janela e vê-las sumir, como um passe de mágica.
Isso também vai ensiná-lo que em alguns momentos nós vamos nos ausentar, mas que nós voltaremos.
Conte muitas histórias e mostre as imagens do livro que está lendo.

No 9º. mês - Deixe perto do bebê brinquedos grandes e coloridos. Ensine-o a empilhá-los e a encaixá-los.
Converse bastante com ele, relate tudo que você estiver fazendo.Você verá que ele começará a repetir  as sílabas.
Mostre os animais e imite o som dos mesmos.

No 10º. mês - Converse com o seu bebê e dê-lhe  alternativas, por exemplo: "Você quer o urso ou a bola"? Essa tática também pode ser usada com relação aos alimentos. Dê sempre duas opções. Assim ele vai aprendendo a fazer escolhas e muitas vezes irá chorar quando não for atendido.Não se preocupe. Não esqueça que você é o responsável por ele e nem sempre a escolha que ele fizer nesse momento poderá ser atendida.
Pegue-o no colo e dance com ele. Dance a seu lado e  ele tentará imitar a coreografia. 

É uma graça!Dê-lhe um telefone de brinquedo para incentivar a linguagem.
Depois cuide dos telefones de verdade, pois serão incansavelmente utilizados por eles.

No 11º. mês - Participe das brincadeiras da criança e brinque com ela.Deixe à mão objetos que possam ser colocados e retirados  de caixas e dentro delas coloque tampas de panelas,brinquedos grandes e pequenos, coloridos, de empilhar e encaixar.
Mãe sempre "doa" alguns utensílios da cozinha para  ver seu bebê brincando e feliz nessa idade!

No 12º mês - Cante e conte histórias. Disponibilize livros e revistas para que ele possa manusear.Não esqueça que ele pode "ler" enquanto toma banho também.Tenha livrinhos de plástico para esse momento. 
Incentive-o a comer sozinho e a guardar seus brinquedos.Isso é muito importante! E não esqueça que a noção de organização e estética dele é diferente da sua. Respeite e elogie! Nessa fase ele já entende ordens curtas, portanto explique-lhe tudo: o que vão fazer, porque , onde vão,o que ele pode ou não pode fazer, peça para que ele vá buscar algo, trazer algo, etc...
E brinque muito de pega-pega, esconde-esconde e brincadeiras de roda.
Como vocês podem perceber, a  linguagem é muito importante em todas as fases da nossa vida, e começa bem cedo.É com ela e através dela que descobrimos o mundo, demonstramos sentimentos positivos e negativos, nos aproxima das pessoas e cria vínculos afetivos duradouros.
Nesse primeiro ano de vida a criança precisa ser bem cuidada e cercada de carinho e segurança.






É isso aí,espero que vocês tenham gostado.
Até mais!

domingo, 11 de setembro de 2011

Escola Em Florianópolis, pioneira no método Pikler-Lóczy para bebês

Excelente vídeo para pais, mães e educadores!
“Devemos ser conscientes da importância que reveste a educação do bebê e da criança pequena, da influência que esta educação terá sobre toda a sua vida”
- Emmi Pikler

sábado, 10 de setembro de 2011

Pikler, um método para bebês

 Emmi Pikler nasceu em 1902 em Viena onde passou a sua infância . Sua mãe, uma vienense, foi uma educadora de infância de profissão, seu pai, um artesão húngaro. Sua decisão de se tornar  pediatra a levou de volta para estudar medicina em Viena onde recebeu o título de  PhD em 1927 como especialista em  pediatria do Hospital Infantil da Universidade de Viena com o professor Von Pirquet e cirurgia pediátrica com o Prof Salzer.O Método Pikler  conhecido em todo o mundo, foi desenvolvido através de anos de pesquisas com bebês, onde Emmi percebeu  que atitudes vistos nas famílias e escolas, com intuito de acelerar o desenvolvimento motor da criança,como ajudá-la a ficar em pé, a andar, fazê-la sentar sem antes estar preparada, trazem como resultado uma criança insegura física e psicologicamente. A aplicação do método Pikler leva em consideração três princípios:
# Autonomia,
# Motricidade livre e Assistência Necessária,
# Respeito pelo ritmo e autonomia da criança. 
A aplicação do método respeitando os princípios tem como resultado crianças mais confiantes, alegres e  ativas. O mesmo percebe-se  nas  relações com os adultos, sejam eles educadores ou a própria família.
Diz-se que em Budapeste, "bebês Pikler" podem ser reconhecidos, mesmo quando forem mais velhos porque eles se movem com graça e liberdade.Segundo Pickler,isso se deve ao fato de ninguém  tê-los forçado sentar ou andar mas sim autorizados a aprender no seu próprio ritmo natural.




Ao lado, o Instituto Lóczy, inaugurado em 1946.
Até hoje é tido como um dos viveiros de Budapeste.
Encontra-se em um grande jardim, em uma casa pequena em Rose Hill, num bairro antigo e encantador.













À esquerda você pode ver o método Emmi Pikler desenvolvido com os bebês.







Em Florianópolis, a Escola Giordano Bruno é pioneira no método Pikler. Se você quiser uma boa opção para seu filho, vale a pena conhecer!
Dirigida pelo Dr. em Educação e filósofo Roger Hansen tem como objetivo o resgate da cultura e da filosofia e dos valores humanos. 
http:/www.escolagiordanobruno.com.br/fl

Até Breve!






sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conhecendo um pouco sobre Reggio Emilia

http://youtu.be/vEnTD8wOZz4

Um Clássico da Educação Infantil

Olá pessoal, acredito que muitos de vocês já ouviram falar ou até já tenham lido esse "Clássico da Educação Infantil" de Edwards, Carolyn. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilio na educação da primeira infância. Loris Malaguzzi, foi idealizador da abordagem Reggio Emilio. Para ele era fundamental que o sistema de escolarização se expandisse para o mundo da família, integrando-a e respeitando seu direito de conhecer e participar do trabalho desenvolvido pela escola. Uma  experiência que deu início apenas seis anos após o término da segunda guerra mundial, onde tudo foi reaproveitado, desde tijolos  até os ferros das casas bombardeadas. Assim surgiu a Escola Infantil que transformou a realidade de uma comunidade  Italiana através de muita força de vontade e determinação. A experiência  conhecida mundialmente e aplicada somente na Educação Infantil, incentiva o desenvolvimento intelectual da criança por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica onde ela é encorajada a explorar seu ambiente rico em possibilidades, e a expressar-se através de todas as suas “linguagens” — desenho, pintura, palavras, movimento, montagens, dramatizações, colagens, escultura, música, o que a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade. O currículo é aberto e  trabalha-se com projetos, chamados de “projetos de estudos em profundidade”, que  podem durar meses dependendo do envolvimento do grupo, de seus interesses e experiências concretas. Para cada grupo de 05 crianças  há  duas professoras presentes onde tudo é registrado com a contribuição e participação de cada criança, de modo que ela possa interagir com as demais, discutindo, decidindo, dialogando e resolvendo conflitos.
Depois dessa pequena introdução, tenho certeza que muitos de vocês ficaram no mínimo curiosos para saber mais um pouco dessa brilhante experiência, referência para o mundo da Educação Infantil.


Boa leitura!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Leitura indispensável



Para quem gosta de uma boa leitura o  Manual de Educação Infantil-uma abordagem reflexiva, de Anna Bondioli e Susanna Mantovani eu recomendo. Nele as autoras relatam com muita competência diferentes experiências educativas desenvolvidas em cidades Italianas com crianças de zero a três anos. O livro também aborda  temas diversos embasados em pesquisas sobre o desenvolvimento de crianças em espaços coletivos, a questão da inserção e do acolhimento, onde o lúdico a linguagem e a socialização são vitais para viver e aprender.


Não deixem de ler!
Até mais!