Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sugestões para se trabalhar com crianças Disléxicas na escola e em casa.



Quando se pretende criar algum tipo de material  para disléxicos é importante ter atenção a vários fatores que podem facilitar a compreensão dos conteúdos. 
Primeiro: use letra tipo verdana no tamanho 12 ou superior, preferencialmente num tom
escuro;
* Use espaçamento de 1,5 ou 2; 
Opte pelo negrito em vez de itálico ou sublinhado;
* Use texto não justificado ou justificado à esquerda, os espaços brancos distraem o leitor disléxico; 
* Faça frases e parágrafos curtos e objetivos;
* Estruture o melhor que for possível: use títulos, listas com números ou bolas, esquemas;
* Comece sempre uma nova frase no início da linha e não no fim da frase anterior;
* Opte pelas colunas em vez de linhas compridas;
* Use um fundo claro, mas sem ser branco;
*Use e abuse de imagens ou gráficos, ajuda o disléxico a reter a informação;

* Não use abreviações e evite a hifenização;
* Use caixas de texto para evidenciar partes importantes do texto.
Dicas para professores que trabalham com crianças Disléxicas:

A melhor abordagem perante uma criança disléxica é a  multisensorial, ou seja facilitar a 
aprendizagem utilizando todos os meios  disponíveis: visual,auditivo, oral, táctil e cinestésico, que é  capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central(Cérebro) e unidades motoras dos músculos e 
articulações.
Esta abordagem permite que a criança use  os seus pontos fortes.

No contexto de sala de aula:

*Interessar-se genuinamente pela criança disléxica e pelas suas dificuldades e especificidades  deixar que ele perceba esse interesse, para  que se sinta confortável para pedir ajuda;

* Na  sala de aula, posicionar o criança disléxica perto do professor, para receber ajuda facilmente;
* Repetir as novas informações e verificar se foram compreendidas;
* Dar o tempo suficiente para o trabalho ser organizado e concluído;
* Ensinar métodos e práticas de estudo;
* Encorajar as práticas da sequência de ver/observar, depois tapar, depois escrever e depois verificar, utilizando a memória;
* Ensinar as regras ortográficas;


* Utilizar mnemónicas ( auxiliar de memória), arte de ajudar as operações da memória.
O que é fácil de memorizar e, por associações, possibilita a recordação de coisas mais difíceis de reter.
* Incentivar o uso do computador como ferramenta de  digitação de texto;



*Incentivar o corretor ortográfico de um processamento de texto;
* Permitir a apresentação de trabalhos de forma criativa, variada e diferente: gráficos, diagramas, processamento de textos, vídeo, áudio, etc;Criar e enfatizar a rotina para ajudar a criança a adquirir um sentido de organização;
* Elogiar de forma verdadeira o que a criança fizer ou disser, elogiando sempre;
* Incentivar a participação em trabalhos práticos;



* Nunca partir do pressuposto que a criança é preguiçosa ou descuidada;
* Nunca fazer comparações com outros colegas de turma;
* Nunca pedir para que leia em voz alta em frente aos colegas;
* Não corrigir todos os seus erros ( evite usar caneta vermelha;
* Não fazer com que a criança reformule o que já escreveu, a menos que exista um propósito claro.
Dicas para Pais de crianças Disléxicas:


Como qualquer criança, os disléxicos necessitam muita atenção e apoio dos pais, não só para a satisfação das suas necessidades imediatas e físicas, mas também para os ajudar a criar mecanismos para ultrapassar as suas dificuldades.
Usar exercícios criativos que envolvam a memória, tais como: recitar poemas infantis em conjunto, ler poemas, utilizar mímica, teatro, falar de imagens, utilizar a ação, os jogos de tabuleiro, jogar a pares, aplaudir as sílabas e cantar músicas, podem ser muito úteis. 
Além dessas outras dicas/estratégias também  poderão  se revelar importantes, vejamos: 
*Incentivar a prática de exercício físico, em que se promova o atirar, capturar, chutar bolas, saltar e treinar o equilíbrio;
*Incentivar a prática de atividades lúdicas e artísticas, como dança, pintura ou outra que a criança se sinta inclinada; 
* Incentivar o gosto pela leitura, usando a linguagem dos livros — as imagens, as palavras e as letras — para perceber que os livros podem ser analisados, lidos e desfrutados com prazer;
Mostrar como segurar num livro, de que forma ele abre, onde começa a história, onde é o topo da página e que direção segue o texto, apreciar as imagens;


* Nunca diga que sua letra é feia!
* Promover o aspecto cultural: visitar museus, assistir peças de teatro ou musicais,conhecer outras culturas;
* Ajudar a criança disléxica a aprender a seguir instruções, por exemplo: "por favor pega no lápis e coloca-o na caixa", ou fazer gradualmente sequências mais longas, por exemplo, "ir à prateleira, encontrar a caixa  de cor vermelha";* Incentivar com que ela repita as instruções antes de realizar a tarefa.

Como valorizar a criança na escola:




* Demonstre satisfação quando ela ajuda os colegas,  (independentemente do sucesso);

* Elogie seus materiais quando organizados;

* Perceba sua simpatia para com os colegas;

* Observe sua vontade em participar;

* Observe como a criança permanece atenta e calma; 

* Observe sua educação e interesse pelos colegas.



As crianças Disléxicas e auto estima!



Esta é, na realidade  e o grande segredo para lidar com a dislexia. 
Incentivar a prática de exercício físico, em que se promova o atirar, capturar, chutar bolas, saltar e treinar o equilíbrio; 
Incentivar a prática de atividades lúdicas e artísticas, como dança, pintura ou outra que a criança se sinta inclinada; incentivar o gosto pela leitura,uma boa opção é levá-la as livrarias;


para perceber que os livros podem ser analisados, lidos e desfrutados com prazer!


 





Até breve!

Fonte: Espaço Aprendizagem.


4 comentários:

  1. Adorei acabei de descobrir um sobrinho disléxico e não era fácil para os pais, estão triste mas pelo menos não vão mais achar ruim e brigar o tempo todo, até nós os tios já estávamos bravos com os pais pois os mesmos tinham desistido de ajudar o filho de 10 anos, estou animadíssima para usar seus conhecimentos e dicas .
    Obrigada de coração.

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    Respostas
    1. Boa noite,que bom que vc encontrou meu blog. Meu objetivo é poder ajudar de uma forma simples e descontraída, pais, mães e professores que se angustiam com essas dificuldades.
      Com paciência e dedicação seu sobrinho vai poder aprender e se divertir, sem bronca nem castigo.
      Boa sorte!
      Qualquer dúvida, por favor esteja a vontade para perguntar.
      Fico feliz em ajudar.
      Grande beijo!

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  2. Bom dia!! Gostei do que li, bom trabalho. Gostaria de algumas dicas para ajudar meu sobrinho disléxico a criar textos, qual melhor forma (ou algum livro que ajude a poder dar melhor conselhos na aprendizagem)de o ajudar a imaginar, a fantasiar para poder assim escrever textos, redações. Obrigada!! Deus a Abençoe :)
    Mery Lopez

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  3. Bom dia Unknown, fico feliz em poder ajudar. A Dislexia é um processo que se desenvolve na infância, é um distúrbio da linguagem, com diferenças individuais.Indico a vc, dois livros muito interessantes, que vão lhe ajudar, um deles é : Dislexia, Margaret Snowling. ed.Santos, que fala sobre as bases biológicas da Dislexia e dicas para superar essa dificuldade.Outro livro que gosto muito é: Dislexia - como lidar de Abram Topczewsky, ed. All Pint, que complementa de certa forma a leitura anterior. O autor fala da Dislexia como um processo desenvolvido na infância, a importância da capacitação dos professores,Já que muitos não tem formação nem recursos em sala para lidar com uma criança disléxica, as condições físicas da escola e os recursos disponíveis para atender e planejar atividades nesse processo.
    Espero tê-la ajudado.
    Qualquer coisa estou à disposição.
    Um abraço!

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