Como já falamos, brincar é uma das atividades mais importantes da infância. E, é claro, os pais devem participar dela sempre que puderem. Não há nada mais saudável para a relação familiar do que os pais sentados no chão, no meio dos brinquedos, entrando no mundo dos filhos. Além de prazeroso para os dois, o vínculo afetivo se fortalece nesta relação pai e filho, seja a brincadeira qual for.
Mas quando se trata de dividir, emprestar, compartilhar, repartir ou se colocar no lugar do outro, aí vira uma guerra para alguns não é mesmo? Não se assustem, nem desanimem, faz parte do processo de socialização e do desenvolvimento de todas as crianças ok.
Lembrando que tanto os pais como os educadores devem estar atentos para orientar a criança na construção desse processo.
Uma sugestão legal são as Campanhas Solidárias, onde as crianças doam um brinquedo ou um livro seu em bom estado. A orientação que dou aos pais é que participem e ajudem seus filhos para que eles escolham o que doar, mas, que estejam em bom estado de conservação. Deixe que a criança escolha! Nunca dê algo que a criança goste muito ou ainda tenha apego.
Ensinar a criança a emprestar os brinquedos para os amiguinhos não é uma tarefa fácil, há os que emprestam com mais facilidade e os que não gostam de dividir de jeito nenhum e daí haja paciência, afinal cada um tem seu ritmo próprio.
Outra atividade interessante, que além de incentivar a leitura e ajudar nesse processo é a biblioteca de parede.
Toda semana as crianças trazem de casa um livro e colocam a disposição na biblioteca. Cada uma delas pode ler o livro que quiser, seja na hora do conto, ou na hora da leitura ou simplesmente na hora do descanso.
Aproveite essa atividade diariamente seja em casa ou na escola, faça o mesmo com brinquedos. Isso fará com que a criança aprenda brincando valores que ela levará para o resto da sua vida.
Até breve!