Orientadora Educacional - Psicopedagoga
O dia a dia de zero a cinco
Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.
Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.
Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.
Sejam bem-vindos!
Um abraço!
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Livro de cabeceira
Como não poderia faltar, recomendo esse "livro de cabeceira" , As cem linguagens da criança - A abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância, muito bom! Considerado um novo clássico da educação infantil escrito por uma equipe de educadores italianos e americanos que apresentam a experiência criada na Reggio Emília para a educação da primeira infância.
Quem apresenta o livro é Howard Gardner, que sintetiza sua reflexão sobre esta experiência admitindo ter encontrado numa educação efetiva e humana onde a escola não é vista como preparação para o mundo, mas, um mundo para as crianças.
Neste livro você encontra entrevistas com educadores que fundaram a Pedagogia criada em Reggio Emilia, tópicos como currículo emergente, gestão social, a relação com a comunidade, o papel do pedagogo e projetos abordados com profundidade. Mostra o adulto como um sujeito que escuta, acolhe, cria um contexto propício à imaginação, à ação, à emoção, à expressão, à representação simbólica e que incorpora à sua função de educador o papel de pesquisador, observador, documentador e intérprete das experiências e vivências das crianças.
Até mais!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Período de acolhimento na Creche para bebês de 0 a 2 anos
A inclusão das famílias no processo de adaptação ou “acolhimento” requer planejamento e alguns cuidados como vamos ver a seguir.
Em primeiro lugar receba com carinho e atenção e respeite cada família, desde a linguagem até seus hábitos e costumes.
Para conhecer melhor o bebê faça “Anamnese”, um questionário que fornecerá a Creche e o professor todos os dados referente à família e a criança.
Deixe a família a vontade para conhecer a Creche e convide um dos familiares para acompanhar o período de adaptação e participar da rotina do trabalho. Esse período pode ser acompanhado pelo pai, pela mãe ou outra pessoa da família que tenha um vínculo afetivo com o bebê.
Transforme esse espaço em um ambiente bem acolhedor! Você pode colocar um tapete macio, algumas almofadas ou um minhocão colorido, fazer uma biblioteca de parede, um mural com as fotos e nomes dos bebês para identificação dos mesmos e seus pertences.Coloque em prateleiras baixas brinquedos de encaixar, de empilhar, de montar, de empurrar, bolas, chocalhos, obstáculos enfim. E não esqueça: é fundamental os cuidados com a qualidade, a higiene e a segurança dos mesmos.
Não podemos esquecer os bebês portadores de deficiência, algumas menos severas são pouco notadas nos primeiros anos , mas o bebê mesmo com algumas limitações é capaz de desenvolver sua mobilidade motora e comunicar-se embora possa apresentar dificuldades de equilíbrio e orientação espacial.
É muito importante respeitar o ritmo de cada bebê! Conte com a ajuda dos pais ou responsável para adequar os procedimentos nas situações de cuidado e de aprendizagem na creche enquanto está acompanhando o trabalho pedagógico.
Não esqueça também de incluí-los na hora das refeições do banho e da troca de fraldas.
As pessoas que acompanham os bebês podem aos poucos ir afastando-se dele, mas nunca sem comunicar à criança. 
Aos poucos o bebê se sentirá seguro e os pais poderão ir trabalhar tranqüilos.
Até mais!
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei 9394/96 )
http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/
Vale a pena ler!
Até mais!
Artigo super interessante sobre alguns aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças.
Vale a pena ler!
Até mais!
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