Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um Clássico da Educação Infantil

Olá pessoal, acredito que muitos de vocês já ouviram falar ou até já tenham lido esse "Clássico da Educação Infantil" de Edwards, Carolyn. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilio na educação da primeira infância. Loris Malaguzzi, foi idealizador da abordagem Reggio Emilio. Para ele era fundamental que o sistema de escolarização se expandisse para o mundo da família, integrando-a e respeitando seu direito de conhecer e participar do trabalho desenvolvido pela escola. Uma  experiência que deu início apenas seis anos após o término da segunda guerra mundial, onde tudo foi reaproveitado, desde tijolos  até os ferros das casas bombardeadas. Assim surgiu a Escola Infantil que transformou a realidade de uma comunidade  Italiana através de muita força de vontade e determinação. A experiência  conhecida mundialmente e aplicada somente na Educação Infantil, incentiva o desenvolvimento intelectual da criança por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica onde ela é encorajada a explorar seu ambiente rico em possibilidades, e a expressar-se através de todas as suas “linguagens” — desenho, pintura, palavras, movimento, montagens, dramatizações, colagens, escultura, música, o que a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade. O currículo é aberto e  trabalha-se com projetos, chamados de “projetos de estudos em profundidade”, que  podem durar meses dependendo do envolvimento do grupo, de seus interesses e experiências concretas. Para cada grupo de 05 crianças  há  duas professoras presentes onde tudo é registrado com a contribuição e participação de cada criança, de modo que ela possa interagir com as demais, discutindo, decidindo, dialogando e resolvendo conflitos.
Depois dessa pequena introdução, tenho certeza que muitos de vocês ficaram no mínimo curiosos para saber mais um pouco dessa brilhante experiência, referência para o mundo da Educação Infantil.


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário