Olá pessoal, acredito que muitos de vocês já ouviram falar ou até já tenham lido esse "Clássico da Educação Infantil" de Edwards, Carolyn. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilio na educação da primeira infância. Loris Malaguzzi, foi idealizador da abordagem Reggio Emilio. Para ele era fundamental que o sistema de escolarização se expandisse para o mundo da família, integrando-a e respeitando seu direito de conhecer e participar do trabalho desenvolvido pela escola. Uma experiência que deu início apenas seis anos após o término da segunda guerra mundial, onde tudo foi reaproveitado, desde tijolos até os ferros das casas bombardeadas. Assim surgiu a Escola Infantil que transformou a realidade de uma comunidade Italiana através de muita força de vontade e determinação. A experiência conhecida mundialmente e aplicada somente na Educação Infantil, incentiva o desenvolvimento intelectual da criança por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica onde ela é encorajada a explorar seu ambiente rico em possibilidades, e a expressar-se através de todas as suas “linguagens” — desenho, pintura, palavras, movimento, montagens, dramatizações, colagens, escultura, música, o que a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade. O currículo é aberto e trabalha-se com projetos, chamados de “projetos de estudos em profundidade”, que podem durar meses dependendo do envolvimento do grupo, de seus interesses e experiências concretas. Para cada grupo de 05 crianças há duas professoras presentes onde tudo é registrado com a contribuição e participação de cada criança, de modo que ela possa interagir com as demais, discutindo, decidindo, dialogando e resolvendo conflitos.
Depois dessa pequena introdução, tenho certeza que muitos de vocês ficaram no mínimo curiosos para saber mais um pouco dessa brilhante experiência, referência para o mundo da Educação Infantil.
Boa leitura!
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