Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chegou a hora de escolher uma Creche para meu filho, o que faço?

Chegou fim da licença-maternidade e você precisa deixar seu bebê sob os cuidados de estranhos. Não é fácil, não é mesmo! Então vamos lá, vou dar algumas dicas que vão ajudar:

Comece perguntando para as amigas que tem ou já tiveram filhos em berçários, o que elas acharam, se gostaram ou se tem algum para recomendar.

Procure um perto da sua casa ou do seu trabalho, isso vai facilitar muito a vida de vocês dois.

Feito isso, visite o local que você escolheu sem marcar hora, isso mesmo, chegue de surpresa! Só assim você vai ver como funciona na prática um berçário. Observe como você e seu bebê são recepcionados pela escola, vocês tem que se sentir à vontade, então não esqueça: faça todas as perguntas que quiser Ok! Observe as relações entre as professoras e os bebês, as professoras e a direção, a direção e as famílias, a professora e você, e veja como você se sente diante dessa dinâmica.


Procure ter acesso a todas as instalações, tanto as áreas internas quanto às externas. Observe a higiene e a limpeza dos banheiros da cozinha, paredes, piso, brinquedos, até os extintores de incêndio.
Observe se a sala onde ficam os bebês é bem ventilada, se o local onde tomam banho de sol é tranquilo e se é respeitado o horário de 15 minutos, para que não haja nenhum problema de saúde. Pergunte se a escolinha possui um cantinho para amamentação, isso é muito importante, um local agradável e  e aconchegante para você alimentar seu filho.
Pergunte sobre a formação dos profissionais, isso é muito importante e observe se usam luvas ao fazer higiene do bebê e se usam pantufas dentro do berçário.
Uma informação importante: para cada 03 bebês deve ter pelo menos um profissional na sala.
Programe-se para fazer adaptação do bebê, ela deve acontecer duas semanas antes de você voltar ao trabalho. Esse período é muito importante para vocês dois, além de ser um direito seu e dele!
Uma coisa importante: bebês não devem ficar juntos com crianças maiores Ok! A rotina é muito diferente e as doenças também.

Pergunte se eles controlam as carteiras de vacinação e como fazem caso uma criança apresenta uma doença contagiosa.
Não estranhe se a escola impedir a entrada do seu filho quando ele apresentar uma dessas doencinhas infantis,  veja isso com bons olhos. Afinal essa atitude demonstra carinho e cuidado não só com o seu filho como respeito aos demais coleguinhas.
Hoje em dia bons berçários têm um currículo bem estruturado, incluindo atividades físicas, brincadeiras e brinquedos próprios para bebês, atividades em grupo, refeições e horário de descanso.
E não esqueça quanto menor a criança maior os cuidados.


E por fim, siga sua intuição, afinal intuição de mãe nunca falha!



Boa Sorte!




























sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como se desenvolve o cérebro do bebê

O cérebro é o centro processador das emoções, do pensamento e de como cada pessoa é capaz de reagir ao mundo a sua volta. A partir da terceira semana de gestação o cérebro do bebê já começa a ser formado.
 Segundo o neurologista infantil Mauro Muskat, 50% do desenvolvimento do cérebro se dá até o primeiro ano de vida. Por isso os problemas que ocorrem com as gestantes durante esse período podem ter uma repercussão grande na formação do cérebro do bebê. Muskat refere-se ao uso de drogas e álcool, desnutrição materna e exposição a radiação.
 Você sabia que mães alcoólatras podem ter bebês com malformação facial e cerebral?
E que filhos de fumantes nascem com baixo peso e são mais sujeitas a lesões cerebrais e menos resistência a infecções?
Pesquisadores Holandeses afirmam que o stress também libera um hormônio que afeta o desenvolvimento do cérebro do bebê.
Então mamães, cuidem-se!
Você sabia que dentro da barriga o bebê escuta os sons do corpo da mãe, como o sangue fluindo pelas veias, a respiração, sugam, deglutem , soluçam e fazem movimentos respiratórios?
 O resultado dessa máquina perfeita é que o bebê já nasce com algumas habilidades como: ver, sentir cheiros e gostos. 
 Fantástico não é mesmo!
O cérebro de um bebê tem cerca de 100 bilhões de neurônios (células nervosas), o tronco cerebral, região que controla as funções vitais, como os batimentos cardíacos, já funciona perfeitamente.
A partir do segundo mês pós natal o cérebro vai ativando áreas responsáveis pela percepção sensorial e a criança começa a reagir aos estímulos visuais e auditivos, reconhecendo a voz da mãe e do pai.
 Já no terceiro mês há uma proliferação de neurônios , mais conexões são criadas e o aprendizado vai acontecendo. É aquela fase em que  o bebê olha sua mãozinha e a leva a boca e no sexto mês ele já consegue sentar-se apresentando maior controle motor.
No primeiro ano o desenvolvimento das sinapses levam ao desenvolvimento da linguagem .
Aos 2 anos tem o dobro de sinapses, o que consome mais energia que um adulto, imagine!
E aos 3 anos ela já representa o pensamento por meio de rabiscos.
Ufa!
Como vimos então, cuidar da gestação antes de tudo é um ato de amor, de respeito e de responsabilidade que garante o bom desenvolvimento estrutural do cérebro do bebê.

E depois, não esqueça, estimule seu bebê em todos os momentos, seja com música, jogos, conversas, sons, brincadeiras, muito carinho e beijinhos.



Até mais!

Educação Infantil em Foco: Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

Educação Infantil em Foco: Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

Livro de cabeceira

Como não poderia faltar, recomendo esse "livro de cabeceira" , As cem linguagens da criança - A abordagem de Reggio Emilia  na Educação da Primeira Infância, muito bom! Considerado um novo clássico da educação infantil escrito por uma equipe de educadores italianos e americanos que apresentam a experiência criada na Reggio Emília para a educação da primeira infância.
Quem apresenta o livro é Howard Gardner, que sintetiza sua reflexão sobre esta experiência admitindo ter encontrado numa educação efetiva e humana onde a escola não é vista como preparação para o mundo, mas, um mundo para as crianças.
Neste livro você encontra  entrevistas com educadores que fundaram a Pedagogia criada em Reggio Emilia, tópicos como currículo emergente, gestão social, a relação com a comunidade, o papel do pedagogo e projetos  abordados com profundidade.  Mostra o adulto como um sujeito que escuta, acolhe, cria um contexto propício à imaginação, à ação, à emoção, à expressão, à representação simbólica e que incorpora à sua função de educador o papel de pesquisador, observador, documentador e intérprete das experiências e vivências das crianças.

Até mais!