Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chegou a hora de escolher uma Creche para meu filho, o que faço?

Chegou fim da licença-maternidade e você precisa deixar seu bebê sob os cuidados de estranhos. Não é fácil, não é mesmo! Então vamos lá, vou dar algumas dicas que vão ajudar:

Comece perguntando para as amigas que tem ou já tiveram filhos em berçários, o que elas acharam, se gostaram ou se tem algum para recomendar.

Procure um perto da sua casa ou do seu trabalho, isso vai facilitar muito a vida de vocês dois.

Feito isso, visite o local que você escolheu sem marcar hora, isso mesmo, chegue de surpresa! Só assim você vai ver como funciona na prática um berçário. Observe como você e seu bebê são recepcionados pela escola, vocês tem que se sentir à vontade, então não esqueça: faça todas as perguntas que quiser Ok! Observe as relações entre as professoras e os bebês, as professoras e a direção, a direção e as famílias, a professora e você, e veja como você se sente diante dessa dinâmica.


Procure ter acesso a todas as instalações, tanto as áreas internas quanto às externas. Observe a higiene e a limpeza dos banheiros da cozinha, paredes, piso, brinquedos, até os extintores de incêndio.
Observe se a sala onde ficam os bebês é bem ventilada, se o local onde tomam banho de sol é tranquilo e se é respeitado o horário de 15 minutos, para que não haja nenhum problema de saúde. Pergunte se a escolinha possui um cantinho para amamentação, isso é muito importante, um local agradável e  e aconchegante para você alimentar seu filho.
Pergunte sobre a formação dos profissionais, isso é muito importante e observe se usam luvas ao fazer higiene do bebê e se usam pantufas dentro do berçário.
Uma informação importante: para cada 03 bebês deve ter pelo menos um profissional na sala.
Programe-se para fazer adaptação do bebê, ela deve acontecer duas semanas antes de você voltar ao trabalho. Esse período é muito importante para vocês dois, além de ser um direito seu e dele!
Uma coisa importante: bebês não devem ficar juntos com crianças maiores Ok! A rotina é muito diferente e as doenças também.

Pergunte se eles controlam as carteiras de vacinação e como fazem caso uma criança apresenta uma doença contagiosa.
Não estranhe se a escola impedir a entrada do seu filho quando ele apresentar uma dessas doencinhas infantis,  veja isso com bons olhos. Afinal essa atitude demonstra carinho e cuidado não só com o seu filho como respeito aos demais coleguinhas.
Hoje em dia bons berçários têm um currículo bem estruturado, incluindo atividades físicas, brincadeiras e brinquedos próprios para bebês, atividades em grupo, refeições e horário de descanso.
E não esqueça quanto menor a criança maior os cuidados.


E por fim, siga sua intuição, afinal intuição de mãe nunca falha!



Boa Sorte!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário