Brincar é uma atividade natural da criança. É através dela que a criança interpreta o mundo, se apropria de conceitos, estabelece regras, valores e assume os mais variados papéis.
A brincadeira é uma atividade social aprendida através das interações com os adultos ou outras crianças do seu convívio. Além de favorecer a autoestima, contribui para superar dificuldades, transformar conhecimentos, assumir papéis (imitação), criar vínculos, internalizar regras e desenvolver a imaginação e a criatividade. Segundo a psicóloga Maria Lúcia Paiva, existe uma gama de jogos e sites educativos que mexem com o raciocínio rápido dos pequenos. Mas na infância é muito importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversas possibilidades de aprendizagem não se limitando apenas a jogos eletrônicos.
A brincadeira é uma atividade social aprendida através das interações com os adultos ou outras crianças do seu convívio. Além de favorecer a autoestima, contribui para superar dificuldades, transformar conhecimentos, assumir papéis (imitação), criar vínculos, internalizar regras e desenvolver a imaginação e a criatividade. Segundo a psicóloga Maria Lúcia Paiva, existe uma gama de jogos e sites educativos que mexem com o raciocínio rápido dos pequenos. Mas na infância é muito importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversas possibilidades de aprendizagem não se limitando apenas a jogos eletrônicos.
O adulto responsável pela criança pode participar desse momento definindo a estrutura e o campo da brincadeira, organizando e delimitando o tempo e o espaço, bem como a oferta de materiais e os brinquedos.
Como consequência da ausência dessa atividade tão importante nessa fase, é bem possível que tenhamos uma geração de jovens frustrados porque foram tolhidos na sua capacidade criativa e na espontâneidade típica da infância.
O que nós adultos precisamos considerar na questão do "brincar" é a disponibilidade com nossos filhos com relação a qualidade e o tempo.
Lembre-se, o que importa é o carinho e a atenção nessa hora!
Isso vai fazer toda diferença em termos de ganho para estabelecer e fortalecer o vínculo familiar.
Vou passar algumas sugestões ok: boliche de garrafas pet, bolas de meia, casinha de boneca feita de caixas de leite, cinco Marias, fantoches, bonecas de pano, perna de pau, pata de vaca, pula corda entre outras. E não esqueçam, resgatem as brincadeiras do tempo da vovó como as cantigas de roda, passa anel, pega-pega, sete Marias, cama de gato , soltar pipa, roda pião, bolinha de gude, bolinha de sabão, amarelinha, andar de bicicleta, peteca, trava-língua, mímica, o coelho sai da toca, e mais, porque não fazer um bolo juntos?
Enfim, muitas outras brincadeiras você pode aproveitar e perguntar para o vovô e a vovó, tenha certeza que eles vão adorar relembrar os velhos tempos com você e seu filho.
Enfim, muitas outras brincadeiras você pode aproveitar e perguntar para o vovô e a vovó, tenha certeza que eles vão adorar relembrar os velhos tempos com você e seu filho.
Lembre-se, criança deve ter horário de criança, e podar bruscamente uma brincadeira, sem explicação aparente, é desrespeitar a possibilidade de brincar.
Não esqueça, brincadeira é coisa séria!
Até mais.
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