Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Porque meu bebê chora tanto?

Todo bebê chora. Bebês completamente saudáveis são capazes de chorar entre uma e três horas por dia mesmo sem ter nenhum motivo. É uma forma de comunicação. Afinal eles precisam avisar que estão com fome, ou sede, calor, sujinhos, com dor de ouvido, dor de barriga , ou mesmo  pra pedir um simples colinho.
À medida que vão crescendo, os bebês aprendem outros meios de se comunicar conosco. Aperfeiçoam o contato visual, fazem barulhinhos e até sorriem. Com o tempo você vai saber identificar todos eles.
Mas agora vou falar de alguns motivos desses chorinhos ok!

Tô com fomeeeeeee

A fome é o motivo mais comum para um recém-nascido chorar. Quanto mais novo for o bebê, maior é a probabilidade de ele estar chorando de fome. O recém-nascido tem o estômago pequeno e não aguenta uma quantidade muito grande de leite, por isso é importante dar de mamar de 3 em 3 horas, ou quando ele sente fome.

Fiz cocôôôôô

Depois vem o chorinho da fralda suja. Tem bebês que não estão nem aí pra isso (estranho não?) por incrível que pareça alguns adoram aquele calorzinho do cocô . Mas, o ideal é trocar a fralda evitando assim assaduras e outros probleminhas.

Tô com soninhooooo

E o choro do soninho? Seria ótimo se os bebês simplesmente fechassem os olhos e dormissem sempre que estivessem cansados não é mesmo,mas muitas vezes eles não conseguem fazer isso. Quanto mais cansados ficam, mais agitados ficam e aí mais difícil dormir.
 Comece cedo a prestar atenção nos sinais de soninho: eles esfregam as orelhinhas, os olhos,aparecem as olheiras, olhar caído e irritabilidade.

Socorro! Estou com dor de barriga

Como o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, ele pode chorar de cólica, devido a gases ou porque está com dificuldades de fazer cocô.
Em alguns casos, o bebê chora porque sofre de refluxo. Isso acontece porque o leite fica voltando mais do que o normal e provoca dor e desconforto.
Normalmente os pais conseguem distinguir a causa da dor quando se trata de dor de barriga. O bebê fica vermelho, ou chora logo depois de mamar.
Neste caso você pode fazer uma massagem, colocar bolsa de água quente na barriguinha do bebê, fazer movimentos circulares ou dar alguma coisa para ele sugar (o seio de preferência) pois o movimento de sucção relaxa e alivia a dor.Outra coisa, nunca coloque o seu bebê para dormir antes de fazer ele arrotar. Depois disso coloque-o na cama deitado de lado. Caso ele regurgite não terá problema de se afogar.
Preciso de um colinho

Há bebês que precisam de mais colo para se sentir seguros. Crianças um pouco mais velhas já se acalmam só de ver você no quarto ou ouvir sua voz, mas os pequenininhos precisam do contato físico. Se seu filho está alimentado, de fralda trocada, e continua chorando, pode ser que só esteja querendo colo mesmo.
Mas,se seu filho for da turma do colinho, você pode usar outras estratégias, como o canguru ou o sling (uma espécie de rede), que mantêm o bebê perto de você mas liberam suas mãos para fazer outras coisas.
Quero meu berçoooooo

Recém-nascidos também estranham ficar "soltos" num espaço muito grande. Você pode ter mais sucesso se deixá-lo enrolado numa manta leve. ou colocá-lo num local mais aconchegante como o berço,  moisés ou o carrinho.

Ai que frioooooo

Certos recém-nascidos detestam ficar pelados para a troca ou para o banho. Não estão acostumados a sentir o contato do ar com a pele e preferem ficar de roupa. Se seu bebê for um desses, você logo vai aprender a trocar a fralda em velocidade recorde, para acabar com as reclamações.

Ai que calorrrrrrrr

Por outro lado, tome cuidado para não exagerar nas roupas, senão a criança vai ficar com calor. Um bom jeito de verificar a temperatura do bebê é sentir a barriga dele. Se ela estiver quente e suando, tire um pouco de roupa. Se ela estiver fria, agasalhe-o mais. Não vá pelas mãos e pelos pés, porque eles tendem a ficar mais frios que o resto do corpo.

Aiiiiiiii tem uma coisinha me incomodando

Bebês pequenininhos podem ficar incomodados fácil, com um elástico muito apertado da roupa, uma dobra na fralda ou um fio de cabelo seu que se enrolou no dedo do pé ou da mão, pode ser até aquelas faixas lindinha que as mamães adoram colocar na cabecinha pra deixar a menina mais lindinha do que já é.( e muitas vezes incomodam bastante).
Dê uma boa inspecionada no bebê para ver se não tem nada incomodando. Troque a posição dele, tire a meia, olhe dentro da fralda, veja se não há uma etiqueta ou algo áspero na roupinha.

Meu dentinho tá nascendo... snif snif

Os primeiros dentinhos costumam surgir entre os 4 e os 7 meses, mas podem chegar bem antes ou bem depois e que incomoda bastante alguns bebês.
Se seu filho está chorando mais do que o normal, experimente sentir a gengiva dele com seus dedos. Você pode se surpreender. As gengivas estarão bem inchadas,e avermelhadas.

Vocês podem diminuir os estímulos por favor!

Pais de bebês maiorzinhos conhecem bem essa situação: o bebê tem um ataque de riso e emenda com um ataque de choro! Os estímulos do mundo às vezes são demais para os bebês.
Um dia cheio de visitas e atividades pode deixar qualquer um  muito excitado, e com  dificuldade para "desligar". Agora imaginem um bebê. O excesso de estímulo, luzes, barulho, passar de colo em colo pode deixar o recém-nascido inquieto. O bebê fica difícil no fim do dia, ou quando a casa está cheia. Talvez o bebê esteja só dizendo: "Chegaaaa". (e não é pra menos...).
 Experimente levá-lo para um lugar calmo, reduzindo o nível de estímulo. Pode ser que ele ainda chore mais um pouco, mas depois finalmente se tranquilize e durma.

Já outros... preciso de mais estímulo!

Há aqueles também que não gostam de silêncio. Ficam mais calmos em meio a muita gente, observando a movimentação. Também não gostam de escuro. Então experimente ligar uma música no quarto do bebê, ou levá-lo para um passeio no carrinho, e estacionar num lugar onde ele possa ver as pessoas.
Para esses bebês, o sling ou canguru é uma boa saída, pois a criança fica exposta ao seu movimento e aos barulhos que cercam você.

Hoje não estou me sentindo muito bem!

Quem de nós já não teve um dia assim? Então,se nada deu certo, é inevitável começar a pensar que talvez o bebê esteja com alguma dor. Quando o bebê está com dor, ele chora num tom diferente do choro normal, pode ser um choro mais desesperado, ou mais gritado. Neste caso procure o médico. Nada de receitinhas caseira.

Nem sei porque to chorando...

Existem crianças que simplesmente choram muito (assim como há as que dormem muito, falam muito, se movimentam muito).Também é questão de temperamento.
Um bebê que passa o tempo todo chorando não está se prejudicando, mas com certeza está deixando a família inteira desesperada (e os vizinhos também).
Bem, se seu filho com todas essa dicas ainda  continua infeliz, mesmo com todos os esforços para entender o porquê do choro, não ignore-o, afinal ele é um bebê, precisa de todos os cuidados médicos além dos seus.
Quem disse que criar filhos é fácil? Eles são fofos, mas dão um trabalho danado não é mesmo? Mas vale a pena, afinal são umas gracinhas e dependem muito de nós para que possam se desenvolver  saudáveis, alegres e a todo vapor!


Boa sorte nessa jornada!
Até breve!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caracteristicas do desenvolvimento de crianças de 3 e 4 anos

A criança está bem menos auto centrada do que há um ano atrás, mas ainda não consegue dividir bem seus brinquedos e pode em algumas situações expressas sua vontade de brincar com outra criança atirando brinquedos nela. Não é a melhor forma de convidar alguém para brincar, não é mesmo? Mas você deve ficar atenta, até porque muitas vezes ele mesmo vai pedir sua ajuda para resolver determinados conflitos. Neste caso aproveite a chance para ensinar a criança a dividir ou a negociar.
Nesta fase já está mais fácil compreender o que a criança fala. As frases são maiores, o vocabulário é mais extenso, cerca de 300 a 1000 palavras.
A criança é capaz de fazer suas próprias perguntas de forma mais clara e de responder também. Usam o plural e conjugam verbos.
Mesmo crianças que já não usam mais fraldas podem ter ainda "acidentes" de vez em quando, especial- mente durante a noite, por mais alguns meses ou até anos . Essa fase tende a ser mais difícil para os meninos do que para as meninas. Até os 6 anos de idade é considerado normal, após isso já se pode falar em enurese noturna.
Nessa fase também a criança pode criar alguns amigos que só ele vê, são os chamados amigos imaginários. Não se espante se ele pedir pra você colocar mais um prato à mesa para o seu amigo.

 Fique tranquila,essas criaturas do mundo da fantasia de forma nenhuma indicam que seu filho está se sentindo solitário ou tem algum problema. Esse tipo de amigo pode ser um ser humano ou um animal e geralmente tem nome e personalidade. Mistura de confidente, parceiro de brincadeiras, protetor e ou bode expiatório. Ele ajuda a criança a praticar como se constrói um relacionamento e permite que ela esteja no controle, algo muito diferente de sua rotina diária. Observar como seu filho interage com esse amigo pode ser fonte de boas informações sobre o que lhe causa medo ou nervoso. Para aprimorar o desenvolvimento motor, a melhor coisa que você deve

fazer é comprar uma bola!             
Isso mesmo, uma bola, um brinquedo barato que pode ser usado por meninas e meninos mas de grande utilidade para o desenvolvimento viso-motor (mão-olho), importante para o desenvolvimento de quase tudo, desde pegar um lápis até andar de bicicleta.
Nessa fase você vai precisar de muita paciência e bom humor, pois as perguntas não terminam nunca muito menos a energia.



Até mais!




sábado, 19 de novembro de 2011

Caracteristicas do desenvolvimento da criança com 1 e 2 anos

É importante para os pais e para os educadores saber algumas caracteristicas do desenvolvimento infantil para que possam  acompanhar e estimular a criança no dia a dia .
Vejamos a seguir:
Entre 1 e 2 anos reconhece o próprio nome quando é chamado,  anda sem apoio e quando os músculos das pernas estiverem fortalecidos vai adorar  correr, subir nos móveis, sofás em escadas e  ficará na ponta dos pés sem apoio.
Procure reservar um tempinho todos os dias para que a criança realmente possa brincar fora de casa (ou do apartamento), em atividades ao ar livre que envolvam esforço físico. A movimentação do corpo ajuda a criar força e a melhorar a coordenação motora.
Essa coordenação também é essencial para os cuidados com a higiene, como a escovação dos dentes e a lavagem das mãos . Por mais molhação que aqueles poucos minutinhos no banheiro causem, tente se conter e deixar que a criança pratique um pouco, já que estes momentos são importantes marcos de independência. Faça o mesmo na hora das refeições. Deixe-o utilizar o talher, mesmo que as mãozinhas vá junto nessa hora ok? Ele estará experimentando texturas,  desenvolvendo coordenaçao motora, tato e olfato.
Com os movimentos repetitivos de apreensão, folheia livros e revistas
(mesmo de cabeça para baixo)
 e mostra senso de humor. Aproveite o momento para criar o hábito da leitura, lendo uma estória para ele .
Nessa fase a criança ainda não compreende regras, mas se
 leva uma bronca cai no choro.


 Quando se vê o centro das atenções sorri e quando está bravo pode atirar objetos ou brinquedos.
 É também a fase em que para resolver alguma situação de conflito com um amiguinho ele recorre a "mordida", uma vez que ele ainda se encontra na fase egocêntrica e não possui recursos de linguagem suficientes para argumentar. Nesse momento, mostre a a ele que essa aitude não é correta, seja firme , fale  que não é certo morder os outros e não esqueça de  socorrer o amiguinho!
Como sua linguagem está em desenvolvimento, ainda   usa de recursos gestuais para mostrar objetos, ou quando quer alguma coisa.  Já reconhece algumas partes do corpo.
Com 18 meses aproximadamente começa a formar frases com uma palavra só, como: “nenê-papá, nenê-naná”, mas até o término do ano constrói frases de até três palavras como: “quer ver tevê” e também começa a perguntar: " o que é isso?"
No segundo ano, talvez você tenha notado uma certa preferência por uma mão ou outra, mas é daqui para a frente que o uso de uma delas será mais contínuo e ficará mais fácil de saber se seu filho é destro ou canhoto.

 

Na dúvida, você pode segurar um brinquedo a uma certa distância e observar qual das mãozinhas ele usará para pegá-lo. Outro truque é reparar com qual delas ele segura a colher para comer. A mão dominante geralmente é mais forte e hábil.
Uma minoria de crianças permanece ambidestra, ou seja, utiliza ambas as mãos igualmente, até um pouco mais tarde. Há ainda as que usam a mão dominante para se alimentar e escrever, porém a outra para jogar ou chutar uma bola.
Essa é uma herança basicamente genética. Somente 10% das pessoas são canhotas, mas, se pai e mãe forem, a chance de o filho ser também aumenta para de 50%.
O importante é não tentar mudar a preferência nata da criança, o que pode causar muita frustração e aborrecimentos, além de problemas futuros na escola.



Considero importante lembrar aos pais que usar a linguagem correta é fundamental em todos os momentos que estão com a criança. Estimule também através de músicas, independente do estilo, rimas e brincadeiras cantadas.



Até mais!
















quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Colocando limites desde cedo

Tão importante quanto transmitir afeto é ensinar limites aos pequenos. A tarefa de dizer não inicia-se desde o nascimento. A importância do "não" e do estabelecimento de limites é fator organizador na formação da personalidade de todo ser humano.
Desde um ano de idade aproximadamente a criança precisa aprender a ouvir a palavra "não" e o os pais

 a pronunciá-la.
Toda criança passa pela "fase do negativismo", na qual fala quase compulsivamente a palavra "não", testando sua força diante da autoridade do adulto,  seja ele pai, mãe ou responsável. Com esse comportamento ela vai experimentando até onde  ela pode chegar e até onde os pais permitem que ela vá.
Crianças precisam de regras claras, objetivas e coerentes colocadas com segurança e na hora certa.
 Isso vale para os bebês também! Os bebês precisam  de uma rotina bem estruturada , com horários pré estabelecidos para comer, dormir e passear. Mas, seja flexível e use o bom senso ok!
 Nessa fase o bebê não adiquiriu ainda a noção de linguagem, então o que fazer quando algo não está de acordo? Fale com o bebê sempre associando a palavra a uma expressão facial e use e abuse  da intonação de voz,o que é muito importante.

 

Já pequeninho ele vai percebendo que seu comportamento as vezes deixa a desejar. Quando for repreendê-lo use frases curtas, como por exemplo: não mexa aí, vai fazer dodoí, enfim, use uma linguagem curta  e de fácil compreensão. Mas, não desista se você tiver que fazer isso centenas de vezes por dia, isso é normal. Os pequenos ainda não tem o conceito do que é bom ou ruim. Se ele  persistir retire-o do lugar, desvie sua atenção para outra atividade. O estabelecimento de limites não é tarefa fácil, mas muito mais complicado é mantê-los.
Quem nunca viveu ou presenciou aquela criança dentro de um shopping ou num supermercado, se jogar no chão, chorando, esperneando... isso  quando não saem correndo e os pais  ficam sem graça ,sem saber o que e como fazer, não é mesmo?
 Mas para entender melhor esse comportamento  é  fundamental conhecer quais os recursos mentais da criança em cada faixa etária.
 Por exemplo: antes dos 4 ou 5 anos é quase impossível esperar que uma criança compreenda e aceite as regras de um jogo. Ela vai querer jogar e ganhar toda vez. Obrigá-la a aceitar regras antes do tempo seria um limite absurdo. Porém, a partir dos 6 anos a criança já terá adquirido a capacidade para aceitar as regras e a respeitar a  vez dos amiguinhos.
Muitas vezes nos parece fácil falar de limites; educadores e psicólogos enumeram uma série de regras e "porquês" do que se deve ou não fazer com uma criança para transmitir-lhe os tais "limites". Mas por que na prática isso se torna uma tarefa tão difícil? Por que os pais tantas vezes se vêem esgotados em repreender os filhos e na maioria das vezes não obtêm resultado? Eu diria que educar não é tarefa fácil, não tem receita pronta, nem os filhos vem com manual de instrução.
Mas, uma dica importante é estar sempre por perto, mostrando com exemplos e atitudes o que é certo ou errado, permitindo que a criança vá construindo um comportamento mais maduro. Uma das maneiras que a criança encontra para pedir limites é testando os pais. E o que se percebe muito nessa relação é a inversão de papéis.


. Desde muito cedo a criança percebe a dinâmica dos pais, quem ele pode manipular com mais facilidade, seja através de um choro, ou até mesmo através de uma "gracinha" na hora errada e os pais sem se dar conta acham engraçadinho.
 Pois é, não é fácil estar atento a essas pequenas armadilhas, muitas vezes engraçadas  não é mesmo?
Os pais precisam ter consciência do seu papel como "autoridade" nessa relação, para que não haja conseqüências negativas no desenvolvimento do seu filho. Essas conseqüências se farão visíveis no convívio em grupo, com os amiguinhos, na escola ou mesmo na hora de um jogo.
Impor limites ajuda a criança a tolerar frustrações e adiar sua satisfação. É muito importante para a vida que ela aprenda a esperar sua vez, respeitar e  compartilhar.
Vejamos como lidar com limites com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos:
*Acessos de cólera ou mau humor são frequentes nessa idade; a criança ainda não está socializada. O que fazer? Ignorar é a melhor maneira de eliminar o problema. Quanto menos você falar e tentar convencê-la melhor e mais rápido o efeito.
Também não espere que ela  se acalme escutando a voz da razão e a ponderação, afinal ela está com muita raiva e ainda não consegue dominá-la. Muito menos tenha você também um acesso de cólera por causa do acesso de cólera da criança. Não esqueça: Você é um adulto! Não aja como se tivesse a mesma idade de seu filho ok!
* Dê-lhe direito ao "piti", mas explique que não vai assistir a cena. Leve-a a um local tranqüilo e fale com calma, sem gritar, mas com firmeza, que essa não é a melhor forma de se conseguir o que deseja, e que você vai esperar que ela fique calma para depois conversarem, e retire-se. Se ela ainda assim continuar gritando e fazendo escândalo , seja forte! Sem platéia ele desiste, pode acreditar.
* E se ela tentar agredi-lo fisicamente, chutar ou jogar coisas?
- simplesmente impeça-a, segurando-a com firmeza, sem machucá-la e, muito menos, sem fazer o mesmo com ela. Já ouvi muitos depoimentos de pais que diziam: meu filho me mordeu, então mordi-o também, assim ele aprendeu que morder dói. O que esse pai deveria fazer? Mostrar ao filho que existem outras formas de demonstrar os sentimentos, sendo  objetivo e sem sermões.
Breve e direto!


Diga simplesmente que não gostou do seu comportamento e que está muito triste. Deixe-o sozinho até que passe o “piti”,(o que pode demorar... resista!) e ensine-o desde cedo a assumir seus erros e pedir desculpas.

Agora vamos lá, 5 atitudes dos pais que prejudicam a colocação de limites nos filhos:

1- Estender as explicações em vez de dar ordens claras e diretas;
2- Não colocar firmeza na voz nem mudar a expressão no momento de repreender a criança, transmitindo a ela uma mensagem dúbia;
3- Deixar o filho descumprir uma regra para não ter que repetir a mesma ordem;
4- Criar normas diferentes para as crianças da casa;
5- Usar violência física ou verbal. Em termos de disciplina, os melhores resultados surgem do diálogo e de sanções relacionadas à regra quebrada.








Bem agora é com vocês!
Até mais!