Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


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terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caracteristicas do desenvolvimento de crianças de 3 e 4 anos

A criança está bem menos auto centrada do que há um ano atrás, mas ainda não consegue dividir bem seus brinquedos e pode em algumas situações expressas sua vontade de brincar com outra criança atirando brinquedos nela. Não é a melhor forma de convidar alguém para brincar, não é mesmo? Mas você deve ficar atenta, até porque muitas vezes ele mesmo vai pedir sua ajuda para resolver determinados conflitos. Neste caso aproveite a chance para ensinar a criança a dividir ou a negociar.
Nesta fase já está mais fácil compreender o que a criança fala. As frases são maiores, o vocabulário é mais extenso, cerca de 300 a 1000 palavras.
A criança é capaz de fazer suas próprias perguntas de forma mais clara e de responder também. Usam o plural e conjugam verbos.
Mesmo crianças que já não usam mais fraldas podem ter ainda "acidentes" de vez em quando, especial- mente durante a noite, por mais alguns meses ou até anos . Essa fase tende a ser mais difícil para os meninos do que para as meninas. Até os 6 anos de idade é considerado normal, após isso já se pode falar em enurese noturna.
Nessa fase também a criança pode criar alguns amigos que só ele vê, são os chamados amigos imaginários. Não se espante se ele pedir pra você colocar mais um prato à mesa para o seu amigo.

 Fique tranquila,essas criaturas do mundo da fantasia de forma nenhuma indicam que seu filho está se sentindo solitário ou tem algum problema. Esse tipo de amigo pode ser um ser humano ou um animal e geralmente tem nome e personalidade. Mistura de confidente, parceiro de brincadeiras, protetor e ou bode expiatório. Ele ajuda a criança a praticar como se constrói um relacionamento e permite que ela esteja no controle, algo muito diferente de sua rotina diária. Observar como seu filho interage com esse amigo pode ser fonte de boas informações sobre o que lhe causa medo ou nervoso. Para aprimorar o desenvolvimento motor, a melhor coisa que você deve

fazer é comprar uma bola!             
Isso mesmo, uma bola, um brinquedo barato que pode ser usado por meninas e meninos mas de grande utilidade para o desenvolvimento viso-motor (mão-olho), importante para o desenvolvimento de quase tudo, desde pegar um lápis até andar de bicicleta.
Nessa fase você vai precisar de muita paciência e bom humor, pois as perguntas não terminam nunca muito menos a energia.



Até mais!




2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e que Deus seja contigo na sua missão de ensinar nossas crianças...

    At.,
    Francisco Neto

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  2. Interessante, pena que quando criei meus filhos essa orientação/tecnologia ainda não existiam...Bj♥

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