A timidez é uma característica pessoal que deve ser compreendida, aceita e respeitada por todos. A orientação aos pais e educadores é importante para que a criança se sinta melhor consigo própria e no convívio em grupo.
A timidez é uma característica da personalidade, não é uma doença nem um desvio de comportamento. A criança tímida apresenta dificuldades em lidar com situações sociais em que tenha de interagir com um grupo de pessoas, ou até mesmo com uma única pessoa.
O sofrimento emocional é tão grande que pode haver uma série de alterações orgânicas como: aceleração do batimento cardíaco, sudorese excessiva nas axilas ou nas mãos, ou ainda não conseguir olhar nos olhos do outro.
A timidez é normal entre 1 e 3 anos de idade.
Há duas razões principais para explicar a timidez e o excesso de vergonha nessa fase. Uma é o temperamento de cada pessoa, outro é o fator genético, segundo especialistas. A criança tímida não consegue lidar com uma uma simples
Seu filho sempre foi mais quietinho, envergonhado, apegado às pessoas que mais conhecia? Então provavelmente ele é tímido por natureza, e precisa de um pouco mais de tempo para se acostumar a situações novas como conversar com outras pessoas,
brincar em grupo, ou compartilhar momentos agradáveis com amigos e familiares.
A intervenção da família só deve ocorrer quando essa característica começar a atrapalhar a vida da criança, ou seja, quando ela permanecer isolada, sem amigos, com medo de se expor na escola ou em reuniões sociais.
A criança tímida tem muito medo de errar, isso pode ser consequencia de pais muito exigentes e perfeccionistas na educação.
Em alguns casos a timidez ocorre somente na presença de adultos, o que demonstra que a criança se sente “vulnerável” diante de pessoas mais velhas. Nestes casos é importante observar como as relações familiares se estabelecem, para poder identificar quais as atitudes dos pais, familiares ou educadores que estão a intimidando-a e consequentemente, fazendo com que ela se retraia ainda mais.
Bem, é importante o contato com outras crianças, de preferência da mesma faixa etária, seja em creches, aulas de natação, música, balé , futebol, enfim, algo que ela goste ou demonstre interesse.
Quando chegar a hora de ir à escola, ajude-a a superar as dificuldades iniciais, mantendo-se ao lado dela, de mãos dadas. Apresente-lhe os educadores , os quais por sua vez deverão apresentar alguns coleguinhas e deixá-lo à vontade e sinta-se à vontade para aproximar-se quando quiser .
Aqui vão algumas dicas para você ajudar seu filho:
*Procure não rotulá-lo, chamando-o de "tímido" ou envergonhado, principalmente na frente de outras pessoas,
*Se você e seu filho estão numa festa, comece brincando junto com ele e aos poucos vá se afastando,
*Não faça pouco dos sentimentos dele, mostre que você entende que ele esteja desconfortável naquela situação,
*Elogie e incentive sempre que ele se esforçar para brincar com um amigo, numa festinha por exemplo, e para ficar melhor ainda, chegue cedo, quando ainda são não tem muitos convidados presentes,
*Não force a criança a participar de teatrinhos da escola, ou alguma apresentação em público, e por favor esforce-se para não dar na vista que você está decepcionado ok, procure colocar-se no lugar dele, imagine se fosse você ali com aquele monte de gente estranha olhando pra você...
*Não espere que seu filho seja a criança mais popular da escola e não faça comparações com as outras crianças,
*Estimule a criança convidar os amiguinhos para irem a sua casa para brincar,
*Não digam, na frente da família ou dos coleguinhas da escolinha que a criança é introvertida, tímida, ou que tem dificuldades em relacionar-se, pois isso só irá agravar a situação e fazer com que ela se retraia ainda mais.
*Nunca exija que ela dê beijos ou abraços em outras pessoas, principalmente naquelas que ela nunca viu. Entretanto, explique-lhe que as pessoas gostam de serem cumprimentadas com um “olá", e que cumprimentar, dizer “por favor” e “obrigada”, não são negociáveis, são atitudes educadas e que devem existir sempre,
*Ensine a criança a ser autônoma nas coisas que lhe são possíveis, tais como alimentar-se sozinha, vestir-se, calçar os sapatos, escovar os dentes, etc.
Dicas para os educadores:
*Convide-a a criança a participar das tarefas na sala de aula, como distribuir, recolher, lavar e guardar materiais, auxiliar os mais novos nas suas dificuldades, dar as mãos aos coleguinhas para subir/descer escadas, ir ao jardim, etc.
*Ajude-a a participar de atividades onde é necessário falar aos coleguinhas, como cantar, contar histórias, falar um verso, fazer teatro, etc.
*Não faça comparações entre as crianças,
*Fale com entusiasmo de brincadeiras em grupo e estimule todas as crianças a participarem,
*Apresente-lhe a possibilidade de realizar atividades interessantes com os coleguinhas e incentive-a a participar da horta, jardinagem, artes plásticas etc.
Até Mais!
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