Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Porque brincar é tão importante para a criança

Brincar é uma atividade natural da criança. É através dela que a criança interpreta o mundo, se apropria de conceitos, estabelece regras, valores e assume os mais variados papéis.
A brincadeira é uma atividade social aprendida através das interações com os adultos ou outras crianças do seu convívio. Além de favorecer a autoestima, contribui para superar dificuldades, transformar conhecimentos, assumir papéis (imitação), criar vínculos, internalizar regras e desenvolver a imaginação e a criatividade. Segundo a psicóloga Maria Lúcia Paiva, existe uma gama de jogos e sites educativos que mexem com o raciocínio rápido dos pequenos. Mas na infância é muito importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversas possibilidades de aprendizagem não se limitando apenas a jogos eletrônicos.
O adulto responsável pela criança pode participar desse momento definindo a estrutura e o campo da brincadeira, organizando e delimitando o tempo e o espaço, bem como a oferta de materiais e os brinquedos.

Como consequência da ausência dessa atividade tão importante nessa fase, é bem possível que tenhamos uma geração de jovens frustrados porque foram tolhidos na sua capacidade criativa e na espontâneidade típica da infância.
O que nós adultos precisamos considerar na questão do "brincar" é a disponibilidade com nossos filhos com relação a qualidade e o tempo.


Lembre-se, o que importa é o carinho e a atenção nessa hora!


Isso vai fazer toda diferença em termos de ganho para estabelecer e fortalecer o vínculo familiar.
Falando em brincadeiras, vamos falar de brinquedos. Muitos pais acham que os filhos tem que ter sempre os mais caros, os melhores e os mais modernos brinquedos para serem felizes. Nada disso, o que importa é que ele seja seguro e criativo. Então porque não confeccionar junto com a criança brinquedos com sucata?

Vou passar algumas sugestões ok: boliche de garrafas pet, bolas de meia, casinha de boneca feita de caixas de leite, cinco Marias, fantoches, bonecas de pano, perna de pau, pata de vaca, pula corda entre outras. E não esqueçam, resgatem as brincadeiras do tempo da vovó como as cantigas de roda, passa anel, pega-pega, sete Marias, cama de gato , soltar pipa, roda pião, bolinha de gude, bolinha de sabão, amarelinha, andar de bicicleta, peteca, trava-língua, mímica, o coelho sai da toca, e mais, porque não fazer um bolo juntos?
Enfim, muitas outras brincadeiras você pode aproveitar e perguntar para o vovô e a vovó, tenha certeza que eles vão adorar relembrar os velhos tempos com você e seu filho.


Lembre-se, criança deve ter horário de criança, e podar bruscamente uma brincadeira, sem explicação aparente, é desrespeitar a possibilidade de brincar.





Não esqueça, brincadeira é coisa séria!


Até mais.













sábado, 1 de outubro de 2011

Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

    Nessa faixa etária  de 4 a 5 anos são significativas as mudanças no desenvolvimento motor, intelectual, emocional, afetivo e social .Também chamada de fase  ‘pré-escolar’, é a época da aquisição de habilidades motoras básicas, onde os movimentos fundamentais são considerados verdadeiros núcleos cinéticos. Esta capacidade para mover-se cada vez de forma mais autônoma está relacionada com diversos fatores: maturação neurológica, que permite movimentos mais completos e o crescimento corporal que facilita os movimentos e a disponibilidade em realizar atividades motoras como: correr, pular, saltar, chutar, receber, agarrar,arremessar quicar, e suas ombinações.
Movimento é a palavra chave nessa fase!
O moviementar-se tem impotância biológica, psicológica, social e cultural, pois é através da execução dos movimentos que a criança interage com o meio ambiente, relaciona-se com os outros, aprende sobre si, seus limites, capacidades e soluciona seus problemas.
Seu vocabulário aumentou bastate, já fala aproximadamente cerca de 1500 a 2000 palavras e manifesta um grande interesse pela linguagem, falando incessantemente.
Prepare-se para ouvir, ouvir e ouvir...
Compreende frases na negativa, articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas.É uma fase de grande curiosidade,um momento de perguntas sem fim!
Compreeende  diferenças entre a fantasia e  realidade, conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás" e  percebe que há diferenças entre o desenho e a escrita  identificando algumas letras.

Gosta de desenhar, cortar papéis e utiliza a tesoura com desenvoltura, assim como utiliza os talheres quando está à mesa.Incentive-o cada vez mais!
Socialmente está mais aberto a fazer novos amigos e se sente “grande” quando está perto de outras crianças. Poderá ser seletivo quanto à escolha das suas amizades. Gosta de imitar os adultos, é capaz de internalizar regras e respeitar o outro.
Já toma algumas decisões sozinho e fisicamente, está também mais desenvolvido, consegue escovar os dentes, pentear os cabelos e vestir-se sem a ajuda do adulto.
Então é hora de estimular a autonomia, e não esqueça, elogie sempre!
Emocionalmente, é a fase dos amigos imaginários, e da fantasia. Ao mesmo tempo em que desafiam os outros apresenta timidez. Já tem consciência do que é certo e errado, mas pode culpar o outro em alguns momentos se alguma coisa sair errado porque tem dificuldades de assumir seus próprios erros. Nesse momento o diálogo é fundamental. Mostrar a criança que o erro faz parte do crescimento e da vida, e que mais importante que errar é assumir seus próprios erros.
Alguns comportamentos podem chamar atenção como: medo do escuro, de bruxas, do bicho papão e outras coisas do imaginário infantil característico dessa idade. Ansiedade extrema, timidez, agressividade com os colegas, falta de interesse pelos outros, dificuldade para dormir sozinho e desafios e oposições extrema. O que podemos fazer para amenizar esse momento  é deixar que a criança durma com uma boneca ou um ursinho de pelúcia, que tem a função de ajudar  a superarem esta fase.
Sugestões de brinquedos para essa idade: dinheirinho de brinquedo, caixa registradora, casas de boneca com móveis, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas com animais, materiais de papelaria, postos de gasolina, meios de transporte (caminhões, automóveis e pistas, motos, aviões, trens elétricos, barcos e tratores), instrumentos musicais e eletrônicos, jogos. 
É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação as características de desenvolvimento apresentado , e isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia, por isto, é imprescindível que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo pediatra e/ou profissionais.
 Até a próxima!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como tirar as fraldas do seu bebê


Uma das grandes preocupações e motivo de orgulho dos pais é ver o desenvolvimento do seu filho. É perceber que ele já pede um colo, pega um objeto e quando menos se espera lá está ele grudado na barra da sua calça com aquele sorriso! Sim, ele aprendeu a engatinhar...

Isso, em geral, acontece entre o sexto e o décimo mês. Agora, imagine esse momento de começar a retirada das fraldas do seu bebê! É geralmente uma fase de muita ansiedade e dúvidas para os pais, afinal seu bebê está crescendo e ficando cada vez mais independente.

Mas, muita calma nessa hora papais e mamães, nada de pressa ok!

Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.

Paciência, essa é a palavrinha mágica para esse momento!

Bem, a criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas.

Geralmente, uma criança de 2 anos de idade já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Primeira coisa que devemos saber e fazer é respeitar o ritimo do seu desenvolvimento e a maturidade neurológica da criança.

O melhor momento para o processo de retirada das fraldas se dá entre os 18 e 30 meses, para a fralda do dia, e até os 03 anos e meio para a fralda da noite.


Então, se você acha que o seu filho já está pronto, veja as dicas para começar o treinamento:



1º- A partir de um ano e meio ( 18 meses), a criança já sabe andar com equilíbrio , consegue identificar alguns objetos e começa a dar sinais de que chegou hora demonstrando incômodo com o uso da fralda. Muitas vezes ela já até tirou a fralda e as deixou- pela casa, então vá em frente!

A princípio deixe que ela faça no piniquinho, onde ela pode se sentir mais segura e aos poucos leve-a para utilizar o vaso sanitário.Aos poucos ensine a criança a sentar no vaso, puxar a descarga e lavar as mãos após o uso do mesmo.

Nunca deixe a criança sozinha!

Ela vai aprender a controlar a saída do xixi e cocô em pouco tempo.

Uma dica legal: inicie o processo no verão. Neste período a criança transpira mais e faz menos xixi, e pode andar com pouca roupa.

Deixe o piniquinho sempre no banheiro, nada de levar pra lá e pra cá, isso pode parecer cômodo para os pais mas não ajuda em nada para a criança. Lugar de fazer xixi e cocô é no banheiro.

2º - Muita, mas muita paciência porque esse processo pode levar alguns meses. Ensine-a a chamar alguém quando sentir vontade. Nunca a obrigue a ficar sentada ou tenha pressa. Muito menos a castigue caso não dê certo eventualmente.

3º - Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada e só então comece o treino para a noite.

Leve-a para fazer xixi antes de dormir e evite dar líquidos próximo a essa hora. Acorde-a durante à noite para ir ao banheiro, mas sem exageros, não fique acordando a criança muitas vezes durante à noite , senão pela manhã você encontrará uma criança super agitada, irritada e com sono.

Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir, respeite seus limites e capacidades.

A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.

E fiquem tranquilos, façam a sua parte, porque até 4 anos, a maioria das crianças abandonam as fraldas sem problemas.


Bem, gosto muito de indicar boas leituras, então aqui vai uma muito legal para as mamães de 1º viagem ou mesmo as veteranas que gostam de estar sempre bem informadas.
Este livro fornece respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto, "dicas rápidas" de pais experientes, informações sobre os equipamentos mais adequados e idéias para a avaliação da criança durante o treino.

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.A especialista em desenvolvimento infantil Penny Warner e a pediatra Dra. Paula Kelly desenvolveram um método simples para ajudar pais e filhos a ter uma experiência livre de estresse durante esta transição infantil. Elas recomendam uma abordagem empática focada na criança, muito eficaz para ajudá-la a se libertar das fraldas, e tornam o treinamento para o uso do banheiro uma experiência divertida e excitante.

Tirar a Fralda sem Choro e sem Trauma cobre todos os tópicos importantes, incluindo:

  • compreensão do desenvolvimento da criança;
  • uso de brincadeiras para melhorar o processo;
  • desenvolvimento das habilidades físicas da criança;
  • promoção do treino noturno;
  • resolução de problemas;
  • quando chamar o médico;

Sobre as Autoras

Penny Warner é autora de mais de trinta livros para pais e filhos, incluindo Aprender Brincando (editora Ground), 365 Baby Care Tips, Baby Play and Learn e Smart Start for Your Baby. Possui grau de Mestre em Educação Especial e leciona

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.
 

Então, gostaram?

Boa sorte nessa nova etapa e até mais!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Orientações para estimulação do bebê no primeiro ano de vida

Muitos pais, mães e educadores  se vêem perdidos sem saber o que fazer  muito bem  diante dessas "coisinhas tão fofinhas"  e "tão pequeninhas"  como um bebê não é mesmo?
Alguns até pensam que basta trocar fraldas,dar de comer e  colocar pra dormir... mas não é bem assim não. Esses pequeninos precisam de muito mais, e você que está aí diante de um deles pode fazer muita coisa pra que ele cresça saudável emocionalmente, psicologicamente e fisicamente.
Então vamos lá, mãos à obra!

 

No 1º mês - Converse  e cante para o bebê. O som e o tom da sua voz vai transmitir muita segurança a ele.
Estimule cada parte do  seu corpo com massagens suaves nos pés, mãos, barriga, pernas, costas e rosto. Você pode  colocar músicas suaves, desde cantigas de ninar até músicas clássicas, eles adoram! 
O contacto físico é muito importante e através dele você vai demonstrar seus sentimentos , transmitir amor, carinho e segurança que ele tanto precisa.

No 2º mês - Apresente objetos grandes e coloridos. Coloque-os na frente dele  para que ele possa brincar e tentar alcançá-los com as mãos.
No berço coloque um mobile colorido dentro do campo de visão do bebê, mas muito cuidado com aqueles com som estridente, não é aconselhável.Além de irritá-lo pode prejudicar a audição.

No 3º. mês - Cante, faça gestos e expressões faciais. O bebê tentará imitar e responderá aos estímulos com sorrisos e ruídos.
Estimule o tato do bebê com objetos de diferentes texturas. Por exemplo:  passe no pé ou na mão dele uma pluma e observe as reações; encoste sua mãozinha em algo áspero e depois em algo macio.


No 4º. mês - Conte histórias curtas e imite o barulho dos animais com diferentes tons de voz. O bebê tentará imitar você. É muito divertido!
Jogue  bolas e dados na sua direção para que ele tente agarrar.

No 5º. mês - Tudo que ele conseguir pegar vai levar à boca. Então muito cuidado com o brinquedos e objetos que estão à sua volta. Procure deixá-los limpos e que os mesmos  sejam seguros e de boa qualidade  para que o bebê não se machuque.
Compre mordedores, brinquedos macios, bolas e chocalhos. Deixe que brinque no chão e espalhe todos os brinquedos à sua volta.
Coloque também músicas de diferentes ritmos e dance com ele.
Ele vai adorar!

No 6º mês - Durante as refeições fale com ele, diga o que ele vai comer e mostre os alimentos. Com certeza ele vai querer ajudá-lo nessa tarefa, então as mãozinhas vão funcionar dentro do prato. Você pode comprar aqueles pratos que se fixam às mesas para facilitar a interação neste momento.
Também  nesta fase, convide a criança para passear, e espere que ela lhe estenda os braços e vá mostrando tudo à sua volta.
Imite o barulho dos animais  como gato,pintinho e cachorro. Ao ar livre, deixe-o próximo das árvores, para que ele observe o balancear o e barulho das folhas.


No 7º. mês – Deixe que a  criança  manipule brinquedos que façam barulho,com diferentes cores, formas e tamanho.Coloque-os próximos a ela e estimule-a a ir buscá-los.
Nessa fase também você pode ensiná-la a dar "tchauzinho", fazer "bichinho", imitar o gato, o cachorro e outros gestos muito fofos que ela aprenderá  muito rápido com você.

No 8º. mês - Brinque de esconde-esconde com ele. Você pode usar  uma toalha , uma colcha ou a cortinada sala. 
Permita que a criança jogue objetos  no chão, ela repetirá inúmeras vezes este movimento e  você pode até ficar cansado, mas ela não.Nessa fase eles adoram fazer isso, inclusive jogar coisas pela janela e vê-las sumir, como um passe de mágica.
Isso também vai ensiná-lo que em alguns momentos nós vamos nos ausentar, mas que nós voltaremos.
Conte muitas histórias e mostre as imagens do livro que está lendo.

No 9º. mês - Deixe perto do bebê brinquedos grandes e coloridos. Ensine-o a empilhá-los e a encaixá-los.
Converse bastante com ele, relate tudo que você estiver fazendo.Você verá que ele começará a repetir  as sílabas.
Mostre os animais e imite o som dos mesmos.

No 10º. mês - Converse com o seu bebê e dê-lhe  alternativas, por exemplo: "Você quer o urso ou a bola"? Essa tática também pode ser usada com relação aos alimentos. Dê sempre duas opções. Assim ele vai aprendendo a fazer escolhas e muitas vezes irá chorar quando não for atendido.Não se preocupe. Não esqueça que você é o responsável por ele e nem sempre a escolha que ele fizer nesse momento poderá ser atendida.
Pegue-o no colo e dance com ele. Dance a seu lado e  ele tentará imitar a coreografia. 

É uma graça!Dê-lhe um telefone de brinquedo para incentivar a linguagem.
Depois cuide dos telefones de verdade, pois serão incansavelmente utilizados por eles.

No 11º. mês - Participe das brincadeiras da criança e brinque com ela.Deixe à mão objetos que possam ser colocados e retirados  de caixas e dentro delas coloque tampas de panelas,brinquedos grandes e pequenos, coloridos, de empilhar e encaixar.
Mãe sempre "doa" alguns utensílios da cozinha para  ver seu bebê brincando e feliz nessa idade!

No 12º mês - Cante e conte histórias. Disponibilize livros e revistas para que ele possa manusear.Não esqueça que ele pode "ler" enquanto toma banho também.Tenha livrinhos de plástico para esse momento. 
Incentive-o a comer sozinho e a guardar seus brinquedos.Isso é muito importante! E não esqueça que a noção de organização e estética dele é diferente da sua. Respeite e elogie! Nessa fase ele já entende ordens curtas, portanto explique-lhe tudo: o que vão fazer, porque , onde vão,o que ele pode ou não pode fazer, peça para que ele vá buscar algo, trazer algo, etc...
E brinque muito de pega-pega, esconde-esconde e brincadeiras de roda.
Como vocês podem perceber, a  linguagem é muito importante em todas as fases da nossa vida, e começa bem cedo.É com ela e através dela que descobrimos o mundo, demonstramos sentimentos positivos e negativos, nos aproxima das pessoas e cria vínculos afetivos duradouros.
Nesse primeiro ano de vida a criança precisa ser bem cuidada e cercada de carinho e segurança.






É isso aí,espero que vocês tenham gostado.
Até mais!