Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Calendário de Vacinação


Após o nascimento, já na maternidade ou hospital, seu bebê será imunizado contra uma série de doenças. O calendário oficial de imunização no Brasil, o (PNI), Programa Nacional de imunização, prevê que todas as crianças sejam vacinadas contra mais de 100 tipos de infecções, incluindo uma série de doses de reforço.Todas essas vacinas podem ser tomadas gratuitamente em postos de saúde ou durante as campanhas de vacinação.Na primeira vacinação da criança, você receberá a carteirinha de imunização, guarde-a com cuidado e leve-a sempre em consultas de rotinas no pediatra, creches ou escolas.
Veja  agora o  cronograma de vacinação desde o nascimento até os 5 anos.
 Parabéns, seu bebê nasceu! 
Bem, a primeira vacina é contra a Hepatite B e costuma ser aplicada logo após o nascimento, e a vacina contra a tuberculose (BCG), geralmente antes de da alta ao bebê. 
Dá uma peninha não é mesmo? Mas isso é amor, não esqueça disso!
Gifs de Coração
Bem, você deve estar querendo saber o que vem a ser Hepatite B. Então, é uma inflamação o fígado  causada por um vírus, transmitida por sangue ou secreções do corpo. Tem também a Tuberculose, uma infecção que geralmente afeta os pulmões e podem atingir outras partes do corpo. O chamado Bacilo de Koch, transmitida por gotículas de secreções respiratórias espalhadas no ar. A doença é mais comum em áreas de higiene mais precária e em locais de confinamento, como presídios e asilos para idosos. A vacina protege contra as formas graves da doença.

Primeiro mês
Vacinação contra a Hepatite B

Segundo mês
A criança toma a primeira dose da vacina tetravalente (DTP HIB), contra a difteria, tétano, coqueluche, tétano, coqueluche e infecções provocadas pela bactéria Haemophilus Influenzae tipo b.
Toma também a primeira dose da vacina contra a poliomielite ou paralisia infantil (VOP, em gotinhas) e da vacina contra o rotavírus (VORH, em gotinhas), um vírus que causa diarreias severas,  toma a  primeira dosdifteria, t´tano,e da vacina pneumocócica 10-valente, contra dez tipos da bactéria Streptococcus pneumonia, causadora de diversas infecções, principalmente da meningite e a pneumonia.
 Essa vacina também foi incluída recentemente no calendário gratuito de vacinação. 
Não acaba por aí, tem também  vacina contra difteria  uma infecção bacteriana que afeta principalmente a garganta, e suas complicações podem levar a problemas respiratórios, danos ao coração e ao sistema nervoso e, em casos mais extremos, até a morte. 
A vacina do tétano,  causado por uma bactéria que entra no corpo através de ferimentos. Produz uma toxina que provoca enrijecimento muscular geral, causando dificuldade na deglutição e na respiração, podendo ser fatal.
Não acaba por aí, tem a vacina contra  a coqueluche, uma doença do aparelho respiratório, conhecida também como tosse comprida. É especialmente grave em bebês.
 Não esqueça da poliomielite  que ataca o tecido nervoso do cerébro e da medula espinhal e pode levar à paralisia, geralmente dos membros inferiores. Ela é transmitida através de fezes ou secreções de uma pessoa infectada, e se espalha em lugares onde a higiene é inadequada. Atualmente, a pólio está erradicada no Brasil, mas a vacina continua sendo necessária.

Três meses
No calendário oficial do governo, foi incluída aos 3 meses a vacinação contra o meningococo C, uma das principais bactérias causadoras de meningite.


Quarto mês
A partir dos 4 meses, o bebê recebe a segunda dose das seguintes vacinas: tetravalente (DTP Hib), contra difteria, tétano, coqueluche e infecções provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b), pólio (VOP) e rotavírus (VORH).al.

Aos 4 meses, pelo calendário oficial do governo, é aplicada também a segunda dose da pneumocócica conjugada 10-valente.

Quinto mês
Com 5 meses, é aplicada a segunda dose da vacina meningocócica C conjugada.

Sexto mês
Aos 6 meses, completa-se a série de 3 doses das vacinas iniciadas aos 2 meses: tetravalente (DTP Hib), contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilos tipo B, mais pólio (VOP). Também já é o momento da terceira dose da vacina contra a hepatite B.
O bebê também recebe a terceira dose da vacina pneumocócica conjugada 10-valente, pelo calendário do PNI.

Nono mês
Dose única da vacina contra o vírus da febre amarela para crianças residentes em áreas consideradas de risco (região Norte, Centro-Oeste, Estado do Maranhão, partes de Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Essa vacina  não deve  ser administrada a gestantes nem a pessoas alérgicas a ovo. O melhor caminho é sempre conversar com um médico para esclarecer se seu filho e sua família precisam ou não ser imunizados.
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos contaminados. No Brasil, sua forma urbana foi erradicada, mas a silvestre ainda persiste. Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de cabeça e no corpo, náusea, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragias.


Um ano de idade

Aos 12 meses, os bebês são imunizados contra a rubéola, o sarampo e a caxumba com uma dose da vacina tríplice viral (SRC)e recebem a dose de reforço da vacina meningocócica C conjugada. 
Os que não tomaram a vacina contra o meningococo C durante o primeiro ano de vida recebem uma dose a partir de 12 meses. Na rede pública essa vacina está disponível para os menores de 2 anos.
A rubéola não costuma ser uma doença grave, mas sua forma congênita, transmitida para um bebê durante a gestação, pode ser bem mais séria, causando surdez, cegueira, problemas cardíacos e até danos cerebrais. Já o sarampo é altamente contagioso. No Brasil sua incidência caiu drasticamente devido ao sucesso da imunização, mas as pessoas podem pegar a doença fora do país e transmitir para quem não tiver sido vacinado. Seus principais sintomas são primeiramente prostração, febre, tosse, nariz escorrendo e dor nos olhos, seguidos pelo aparecimento de manchas na pele. As complicações são relativamente comuns, porque o sistema imunológico da criança fica muito fragilizado, e incluem pneumonia e infecções de ouvido. Em casos bem mais raros, as complicações podem afetar o sistema nervoso, causando, por exemplo, meningite ou encefalite.
A caxumba é caracterizada por febre e inchaço na região das glândulas parótidas, que ficam à frente e embaixo das orelhas. Entre as complicações mais graves que pode provocar estão surdez, encefalite e, nos meninos, inflamação dos testículos, o que pode levar a problemas de fertilidade.

Um ano e três meses
A partir dessa idade, as crianças recebem as chamadas doses de reforço da DTP (difteria, tétano e coqueluche), da poliomielite e da pneumocócica.

.Calendário básico de vacinação conta com mais duas vacinas
















Quatro a seis anos
Uma segunda dose de reforço da vacina tríplice bacteriana (DTP)  contra difteria, tétano e coqueluche é dada às crianças com mais de 4 anos, assim como uma dose de reforço da  tríplice viral (SRC)  contra sarampo, rubéola e caxumba.



Não esqueça, vacina é coisa séria, cuide do seu filho, só depende de você!


        hehehehehehehehehe!


Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário