Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sábado, 10 de setembro de 2011

Pikler, um método para bebês

 Emmi Pikler nasceu em 1902 em Viena onde passou a sua infância . Sua mãe, uma vienense, foi uma educadora de infância de profissão, seu pai, um artesão húngaro. Sua decisão de se tornar  pediatra a levou de volta para estudar medicina em Viena onde recebeu o título de  PhD em 1927 como especialista em  pediatria do Hospital Infantil da Universidade de Viena com o professor Von Pirquet e cirurgia pediátrica com o Prof Salzer.O Método Pikler  conhecido em todo o mundo, foi desenvolvido através de anos de pesquisas com bebês, onde Emmi percebeu  que atitudes vistos nas famílias e escolas, com intuito de acelerar o desenvolvimento motor da criança,como ajudá-la a ficar em pé, a andar, fazê-la sentar sem antes estar preparada, trazem como resultado uma criança insegura física e psicologicamente. A aplicação do método Pikler leva em consideração três princípios:
# Autonomia,
# Motricidade livre e Assistência Necessária,
# Respeito pelo ritmo e autonomia da criança. 
A aplicação do método respeitando os princípios tem como resultado crianças mais confiantes, alegres e  ativas. O mesmo percebe-se  nas  relações com os adultos, sejam eles educadores ou a própria família.
Diz-se que em Budapeste, "bebês Pikler" podem ser reconhecidos, mesmo quando forem mais velhos porque eles se movem com graça e liberdade.Segundo Pickler,isso se deve ao fato de ninguém  tê-los forçado sentar ou andar mas sim autorizados a aprender no seu próprio ritmo natural.




Ao lado, o Instituto Lóczy, inaugurado em 1946.
Até hoje é tido como um dos viveiros de Budapeste.
Encontra-se em um grande jardim, em uma casa pequena em Rose Hill, num bairro antigo e encantador.













À esquerda você pode ver o método Emmi Pikler desenvolvido com os bebês.







Em Florianópolis, a Escola Giordano Bruno é pioneira no método Pikler. Se você quiser uma boa opção para seu filho, vale a pena conhecer!
Dirigida pelo Dr. em Educação e filósofo Roger Hansen tem como objetivo o resgate da cultura e da filosofia e dos valores humanos. 
http:/www.escolagiordanobruno.com.br/fl

Até Breve!






4 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Adorei seu conteúdo!
    Acompanho seu blog há um tempo e ao ler esta postagen, lembrei de uma escola que trabalha com a metodologia pikler. chama-se Escola Giordano Bruno, fica em florianopolis-sc.
    Bj, Sophia.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=0oPMpfWrB9Y
    Se você quiser saber mais sobre o método Pikler, não deixe de ver essa entrevista com o Diretor da escola, o Dr. em Educação e filósofo Roger Hansen
    A Escola Giordano Bruno é pioneira nesse método.
    Vale a pena ver.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    faz um bom tempo que estou procurando artigos sobre o método pikler em portugues.
    Sou austríaca cursando a formacao de pikler e muito interesada na prática brasileira deste método.
    Na minha opiniao está apenas comecando de ter informacoes sobre pikler em portugues e verdade?
    Gostei muito do seu artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      Realmente o método Pikler não é muito difundido. Em Florianópolis, SC, já existe uma escola de educação infantil baseado neste método, bem interessante.
      Que bom que vc gostou.
      Qualquer coisa estou à disposição.
      Um abraço!

      Excluir