Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como tirar as fraldas do seu bebê


Uma das grandes preocupações e motivo de orgulho dos pais é ver o desenvolvimento do seu filho. É perceber que ele já pede um colo, pega um objeto e quando menos se espera lá está ele grudado na barra da sua calça com aquele sorriso! Sim, ele aprendeu a engatinhar...

Isso, em geral, acontece entre o sexto e o décimo mês. Agora, imagine esse momento de começar a retirada das fraldas do seu bebê! É geralmente uma fase de muita ansiedade e dúvidas para os pais, afinal seu bebê está crescendo e ficando cada vez mais independente.

Mas, muita calma nessa hora papais e mamães, nada de pressa ok!

Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.

Paciência, essa é a palavrinha mágica para esse momento!

Bem, a criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas.

Geralmente, uma criança de 2 anos de idade já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Primeira coisa que devemos saber e fazer é respeitar o ritimo do seu desenvolvimento e a maturidade neurológica da criança.

O melhor momento para o processo de retirada das fraldas se dá entre os 18 e 30 meses, para a fralda do dia, e até os 03 anos e meio para a fralda da noite.


Então, se você acha que o seu filho já está pronto, veja as dicas para começar o treinamento:



1º- A partir de um ano e meio ( 18 meses), a criança já sabe andar com equilíbrio , consegue identificar alguns objetos e começa a dar sinais de que chegou hora demonstrando incômodo com o uso da fralda. Muitas vezes ela já até tirou a fralda e as deixou- pela casa, então vá em frente!

A princípio deixe que ela faça no piniquinho, onde ela pode se sentir mais segura e aos poucos leve-a para utilizar o vaso sanitário.Aos poucos ensine a criança a sentar no vaso, puxar a descarga e lavar as mãos após o uso do mesmo.

Nunca deixe a criança sozinha!

Ela vai aprender a controlar a saída do xixi e cocô em pouco tempo.

Uma dica legal: inicie o processo no verão. Neste período a criança transpira mais e faz menos xixi, e pode andar com pouca roupa.

Deixe o piniquinho sempre no banheiro, nada de levar pra lá e pra cá, isso pode parecer cômodo para os pais mas não ajuda em nada para a criança. Lugar de fazer xixi e cocô é no banheiro.

2º - Muita, mas muita paciência porque esse processo pode levar alguns meses. Ensine-a a chamar alguém quando sentir vontade. Nunca a obrigue a ficar sentada ou tenha pressa. Muito menos a castigue caso não dê certo eventualmente.

3º - Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada e só então comece o treino para a noite.

Leve-a para fazer xixi antes de dormir e evite dar líquidos próximo a essa hora. Acorde-a durante à noite para ir ao banheiro, mas sem exageros, não fique acordando a criança muitas vezes durante à noite , senão pela manhã você encontrará uma criança super agitada, irritada e com sono.

Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir, respeite seus limites e capacidades.

A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.

E fiquem tranquilos, façam a sua parte, porque até 4 anos, a maioria das crianças abandonam as fraldas sem problemas.


Bem, gosto muito de indicar boas leituras, então aqui vai uma muito legal para as mamães de 1º viagem ou mesmo as veteranas que gostam de estar sempre bem informadas.
Este livro fornece respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto, "dicas rápidas" de pais experientes, informações sobre os equipamentos mais adequados e idéias para a avaliação da criança durante o treino.

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.A especialista em desenvolvimento infantil Penny Warner e a pediatra Dra. Paula Kelly desenvolveram um método simples para ajudar pais e filhos a ter uma experiência livre de estresse durante esta transição infantil. Elas recomendam uma abordagem empática focada na criança, muito eficaz para ajudá-la a se libertar das fraldas, e tornam o treinamento para o uso do banheiro uma experiência divertida e excitante.

Tirar a Fralda sem Choro e sem Trauma cobre todos os tópicos importantes, incluindo:

  • compreensão do desenvolvimento da criança;
  • uso de brincadeiras para melhorar o processo;
  • desenvolvimento das habilidades físicas da criança;
  • promoção do treino noturno;
  • resolução de problemas;
  • quando chamar o médico;

Sobre as Autoras

Penny Warner é autora de mais de trinta livros para pais e filhos, incluindo Aprender Brincando (editora Ground), 365 Baby Care Tips, Baby Play and Learn e Smart Start for Your Baby. Possui grau de Mestre em Educação Especial e leciona

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.
 

Então, gostaram?

Boa sorte nessa nova etapa e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário