Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

domingo, 11 de setembro de 2011

Escola Em Florianópolis, pioneira no método Pikler-Lóczy para bebês

Excelente vídeo para pais, mães e educadores!
“Devemos ser conscientes da importância que reveste a educação do bebê e da criança pequena, da influência que esta educação terá sobre toda a sua vida”
- Emmi Pikler

sábado, 10 de setembro de 2011

Pikler, um método para bebês

 Emmi Pikler nasceu em 1902 em Viena onde passou a sua infância . Sua mãe, uma vienense, foi uma educadora de infância de profissão, seu pai, um artesão húngaro. Sua decisão de se tornar  pediatra a levou de volta para estudar medicina em Viena onde recebeu o título de  PhD em 1927 como especialista em  pediatria do Hospital Infantil da Universidade de Viena com o professor Von Pirquet e cirurgia pediátrica com o Prof Salzer.O Método Pikler  conhecido em todo o mundo, foi desenvolvido através de anos de pesquisas com bebês, onde Emmi percebeu  que atitudes vistos nas famílias e escolas, com intuito de acelerar o desenvolvimento motor da criança,como ajudá-la a ficar em pé, a andar, fazê-la sentar sem antes estar preparada, trazem como resultado uma criança insegura física e psicologicamente. A aplicação do método Pikler leva em consideração três princípios:
# Autonomia,
# Motricidade livre e Assistência Necessária,
# Respeito pelo ritmo e autonomia da criança. 
A aplicação do método respeitando os princípios tem como resultado crianças mais confiantes, alegres e  ativas. O mesmo percebe-se  nas  relações com os adultos, sejam eles educadores ou a própria família.
Diz-se que em Budapeste, "bebês Pikler" podem ser reconhecidos, mesmo quando forem mais velhos porque eles se movem com graça e liberdade.Segundo Pickler,isso se deve ao fato de ninguém  tê-los forçado sentar ou andar mas sim autorizados a aprender no seu próprio ritmo natural.




Ao lado, o Instituto Lóczy, inaugurado em 1946.
Até hoje é tido como um dos viveiros de Budapeste.
Encontra-se em um grande jardim, em uma casa pequena em Rose Hill, num bairro antigo e encantador.













À esquerda você pode ver o método Emmi Pikler desenvolvido com os bebês.







Em Florianópolis, a Escola Giordano Bruno é pioneira no método Pikler. Se você quiser uma boa opção para seu filho, vale a pena conhecer!
Dirigida pelo Dr. em Educação e filósofo Roger Hansen tem como objetivo o resgate da cultura e da filosofia e dos valores humanos. 
http:/www.escolagiordanobruno.com.br/fl

Até Breve!






sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conhecendo um pouco sobre Reggio Emilia

http://youtu.be/vEnTD8wOZz4

Um Clássico da Educação Infantil

Olá pessoal, acredito que muitos de vocês já ouviram falar ou até já tenham lido esse "Clássico da Educação Infantil" de Edwards, Carolyn. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilio na educação da primeira infância. Loris Malaguzzi, foi idealizador da abordagem Reggio Emilio. Para ele era fundamental que o sistema de escolarização se expandisse para o mundo da família, integrando-a e respeitando seu direito de conhecer e participar do trabalho desenvolvido pela escola. Uma  experiência que deu início apenas seis anos após o término da segunda guerra mundial, onde tudo foi reaproveitado, desde tijolos  até os ferros das casas bombardeadas. Assim surgiu a Escola Infantil que transformou a realidade de uma comunidade  Italiana através de muita força de vontade e determinação. A experiência  conhecida mundialmente e aplicada somente na Educação Infantil, incentiva o desenvolvimento intelectual da criança por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica onde ela é encorajada a explorar seu ambiente rico em possibilidades, e a expressar-se através de todas as suas “linguagens” — desenho, pintura, palavras, movimento, montagens, dramatizações, colagens, escultura, música, o que a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade. O currículo é aberto e  trabalha-se com projetos, chamados de “projetos de estudos em profundidade”, que  podem durar meses dependendo do envolvimento do grupo, de seus interesses e experiências concretas. Para cada grupo de 05 crianças  há  duas professoras presentes onde tudo é registrado com a contribuição e participação de cada criança, de modo que ela possa interagir com as demais, discutindo, decidindo, dialogando e resolvendo conflitos.
Depois dessa pequena introdução, tenho certeza que muitos de vocês ficaram no mínimo curiosos para saber mais um pouco dessa brilhante experiência, referência para o mundo da Educação Infantil.


Boa leitura!