Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Educação Infantil em Foco: Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

Educação Infantil em Foco: Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

Livro de cabeceira

Como não poderia faltar, recomendo esse "livro de cabeceira" , As cem linguagens da criança - A abordagem de Reggio Emilia  na Educação da Primeira Infância, muito bom! Considerado um novo clássico da educação infantil escrito por uma equipe de educadores italianos e americanos que apresentam a experiência criada na Reggio Emília para a educação da primeira infância.
Quem apresenta o livro é Howard Gardner, que sintetiza sua reflexão sobre esta experiência admitindo ter encontrado numa educação efetiva e humana onde a escola não é vista como preparação para o mundo, mas, um mundo para as crianças.
Neste livro você encontra  entrevistas com educadores que fundaram a Pedagogia criada em Reggio Emilia, tópicos como currículo emergente, gestão social, a relação com a comunidade, o papel do pedagogo e projetos  abordados com profundidade.  Mostra o adulto como um sujeito que escuta, acolhe, cria um contexto propício à imaginação, à ação, à emoção, à expressão, à representação simbólica e que incorpora à sua função de educador o papel de pesquisador, observador, documentador e intérprete das experiências e vivências das crianças.

Até mais!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Período de acolhimento na Creche para bebês de 0 a 2 anos


A inclusão das famílias no processo de adaptação ou “acolhimento” requer planejamento e alguns cuidados como vamos ver a seguir.
Em primeiro lugar receba com carinho e atenção e respeite cada família, desde a linguagem até seus hábitos e costumes.
Para conhecer melhor o bebê  faça “Anamnese”, um questionário que fornecerá a Creche e o professor todos os dados referente à família e a criança.
Deixe a família a vontade para conhecer a Creche e convide um dos familiares para acompanhar o período de adaptação e participar da rotina do trabalho. Esse período pode ser acompanhado pelo pai, pela mãe ou outra pessoa da família que tenha um vínculo afetivo com o bebê.
Peça para o responsável trazer um objeto de apego do bebê, uma foto e um livrinho de literatura infantil. Com esse material você pode organizar um cantinho para receber os bebês, conversar, cantar, contar estórias e porque não  tirar uma sonequinha.
 Transforme esse espaço em um ambiente bem acolhedor! Você pode colocar um tapete macio, algumas almofadas ou um minhocão colorido, fazer uma biblioteca de parede, um mural com as fotos e nomes dos bebês para identificação dos mesmos e seus pertences.Coloque em prateleiras baixas brinquedos de encaixar, de empilhar, de montar, de empurrar, bolas, chocalhos, obstáculos enfim. E não esqueça: é fundamental os cuidados com a qualidade, a higiene e a segurança dos mesmos.
Não podemos esquecer os bebês portadores de deficiência, algumas menos severas são pouco notadas nos primeiros anos , mas o bebê mesmo com algumas limitações é capaz de desenvolver sua mobilidade motora e  comunicar-se  embora possa apresentar dificuldades de equilíbrio e orientação espacial.
É muito importante respeitar o ritmo de cada bebê! Conte com a ajuda dos pais ou responsável para adequar os procedimentos nas situações de cuidado e de aprendizagem na creche enquanto está acompanhando o trabalho pedagógico.
Não esqueça também de incluí-los na hora das refeições do banho e da troca de fraldas.
As pessoas que acompanham os bebês podem aos poucos ir afastando-se dele, mas nunca sem comunicar à criança.
Aos poucos o bebê se sentirá seguro e os pais poderão ir trabalhar tranqüilos.


Até mais!












quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei 9394/96 )

http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/

Artigo super  interessante sobre alguns aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças.

Vale a pena ler! 

Até mais!