Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Livro de cabeceira

Como não poderia faltar, recomendo esse "livro de cabeceira" , As cem linguagens da criança - A abordagem de Reggio Emilia  na Educação da Primeira Infância, muito bom! Considerado um novo clássico da educação infantil escrito por uma equipe de educadores italianos e americanos que apresentam a experiência criada na Reggio Emília para a educação da primeira infância.
Quem apresenta o livro é Howard Gardner, que sintetiza sua reflexão sobre esta experiência admitindo ter encontrado numa educação efetiva e humana onde a escola não é vista como preparação para o mundo, mas, um mundo para as crianças.
Neste livro você encontra  entrevistas com educadores que fundaram a Pedagogia criada em Reggio Emilia, tópicos como currículo emergente, gestão social, a relação com a comunidade, o papel do pedagogo e projetos  abordados com profundidade.  Mostra o adulto como um sujeito que escuta, acolhe, cria um contexto propício à imaginação, à ação, à emoção, à expressão, à representação simbólica e que incorpora à sua função de educador o papel de pesquisador, observador, documentador e intérprete das experiências e vivências das crianças.

Até mais!

Um comentário:

  1. "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino." (I Coríntios 13:11-12)
    Porém dentro de um homem mora uma criança adormecida. (sorrio)
    Bom fim de semana.
    Abraço de blogueiro navegante.

    Quero lhe convidar para que diga o que é pra você ‘O namoro foi um filme’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir