Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

domingo, 9 de outubro de 2011

Dicas para fazer do seu bebê um leitor no futuro

O caminho para a leitura começa na infância desde o momento em que a criança ouve as primeiras estórias  que o adulto lhe conta ou mesmo quando ela conta as suas  experiências do dia a dia. Para que você desperte essa curiosidade no seu filho  desde cedo aqui vão algumas dicas:
Primeiro, como falei anteriormente em outras postagens , a linguagem é fundamental, então converse muito com seu filho, use seu rosto e sua voz para contar a ele tudo sobre o mundo , sobre você mesmo, as coisas que estão fazendo, e sobre ele. Seu tom de voz é muito importante, use todas as entonações possíveis. Repita o que o seu bebê fala, sabe aqueles “sonzinhos “ que eles emitem ainda muito pequenos? É ele tentando interagir com o mundo. Dê toda atenção e incentive-o!
Dê nome as coisas sempre, em todos os momentos que você está com ele, na hora do banho, das refeições, do passeio,  diga seu nome, nomeie as partes do corpo ,  suas roupas, enfim,dessa forma você estará estabelecendo conexões entre palavras e eventos e assim ensinando os elementos  fundamentais entre a linguagem e a literatura.
A partir dos seis meses,  você já pode lhe apresentar pequenos livros com figuras e se  ele morder o livro não se zangue! Toda criança aprende sobre o mundo usando as mãos e a boca. Aos poucos ele vai perceber que dentro do livro existem figuras interessantes e coloridas que irão chamar sua atenção. Quando vocês dois estiverem folheando um livro, comente com ele os personagens,as iamgens, os detalhes. Espalhe livros pela casa,e se sair leve uns na bolsa, ou deixe alguns no carro, isso fará com que ele perceba que “livros” fazem parte da  vida.
E não se assuste ao vê-lo folheando um livro de cabeça para baixo e emitindo sons como se literalmente estivesse lendo. Acredite, ele está!  E com certeza você vai achar uma graça e até sentirá orgulho dele.
Coloque  um ou dois livros de estória na bolsa do bebê ou no carro para as crianças maiores. O hábito de preencher os espaços da vida com livros é sempre tê-los à mão. Isso faz com que a criança aprenda a vê-lo como parte do seu cotidiano.
Leve-o desde cedo a livrarias, a sebos e tenha em casa uma biblioteca só para ele, numa altura que ele mesmo possa  manusear e escolher seu próprio livro.
Aprenda músicas com diferentes ritmos, faça rimas com gestos e não esqueça das poesias e os trava línguas.
E que tal, contar uma estória antes de dormir.Crie esse hábito, ele vai adorar, e nunca o castigue dizendo que não irá contar uma estória só  porque ele fez algo que o desagradou.
 Não esqueça,  diálogo é  e a melhor forma de educar!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário