Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Meu filho tem Terror Noturno

É muito comum que no período pré-escolar entre 3 e 5 anos  algumas crianças apresentarem um distúrbio do despertar chamado Terror Noturno. Apesar do nome pavoroso, trata-se de um episódio benigno, que não afeta o aprendizado ou traz conseqüência alguma. Acontece no meio do ciclo do sono e dura pouco mais que 15 segundos. Nos bebês pode gerar uma crise de choro incontrolável e, nos maiorzinhos, sonambulismo.
Um episódio de terror noturno se caracteriza pela criança que acorda gritando, gesticulando e chorando. Ela se agita pedindo ajuda aos pais na tentativa de se livrar das fantasias que a atacam. O despertar abrupto geralmente começa com um grito de pânico e dura cerca de 1 a 10 minutos. Os episódios são acompanhados por excitação autonômica e manifestações comportamentais de intenso medo. Durante um episódio, é difícil despertar ou confortar a criança, e após o episódio de terror noturno, nenhum sonho é recordado, ou então existem apenas imagens fragmentadas e isoladas.

É importante ficar atento a rotina da criança para poder identificar a origem dos pesadelos. Os sonhos podem ser desencadeados por todos os tipos de estimulação, desde comer certos alimentos antes de dormir, assistir filmes ou programas de televisão inadequados para sua idade, dificuldades na dinâmica familiar, perda de um bichinho de estimação, brigas, mudança de escola entre outros. Se os pesadelos criança parecem estar ligados a algum fenômeno que você percebeu tente removê-los da rotina e ver se os pesadelos desaparecem.

Uma dica legal para lidar com a criança nessa fase é deixar a porta do quarto entreaberto, uma luz fraca no corredor ou um nightlight colocado no quarto. Ao mesmo tempo, coloque um objeto de segurança, como um bichinho de pelúcia na cama dele o que pode ajudar a aliviar as preocupações dos sonhos ruins voltarem.

Outra coisa importante: Nunca grite com a criança na tentativa de acordá-la rapidamente. Tente acalmá-la ficando ao lado dela até que ela se sinta segura e volte a dormir.

Caso você tenha tomado todas as providências e mesmo assim os pesadelos continuarem, busque uma avaliação médica.



Espero ter ajudado.

Até mais!









Nenhum comentário:

Postar um comentário