Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como se desenvolve o cérebro do bebê

O cérebro é o centro processador das emoções, do pensamento e de como cada pessoa é capaz de reagir ao mundo a sua volta. A partir da terceira semana de gestação o cérebro do bebê já começa a ser formado.
 Segundo o neurologista infantil Mauro Muskat, 50% do desenvolvimento do cérebro se dá até o primeiro ano de vida. Por isso os problemas que ocorrem com as gestantes durante esse período podem ter uma repercussão grande na formação do cérebro do bebê. Muskat refere-se ao uso de drogas e álcool, desnutrição materna e exposição a radiação.
 Você sabia que mães alcoólatras podem ter bebês com malformação facial e cerebral?
E que filhos de fumantes nascem com baixo peso e são mais sujeitas a lesões cerebrais e menos resistência a infecções?
Pesquisadores Holandeses afirmam que o stress também libera um hormônio que afeta o desenvolvimento do cérebro do bebê.
Então mamães, cuidem-se!
Você sabia que dentro da barriga o bebê escuta os sons do corpo da mãe, como o sangue fluindo pelas veias, a respiração, sugam, deglutem , soluçam e fazem movimentos respiratórios?
 O resultado dessa máquina perfeita é que o bebê já nasce com algumas habilidades como: ver, sentir cheiros e gostos. 
 Fantástico não é mesmo!
O cérebro de um bebê tem cerca de 100 bilhões de neurônios (células nervosas), o tronco cerebral, região que controla as funções vitais, como os batimentos cardíacos, já funciona perfeitamente.
A partir do segundo mês pós natal o cérebro vai ativando áreas responsáveis pela percepção sensorial e a criança começa a reagir aos estímulos visuais e auditivos, reconhecendo a voz da mãe e do pai.
 Já no terceiro mês há uma proliferação de neurônios , mais conexões são criadas e o aprendizado vai acontecendo. É aquela fase em que  o bebê olha sua mãozinha e a leva a boca e no sexto mês ele já consegue sentar-se apresentando maior controle motor.
No primeiro ano o desenvolvimento das sinapses levam ao desenvolvimento da linguagem .
Aos 2 anos tem o dobro de sinapses, o que consome mais energia que um adulto, imagine!
E aos 3 anos ela já representa o pensamento por meio de rabiscos.
Ufa!
Como vimos então, cuidar da gestação antes de tudo é um ato de amor, de respeito e de responsabilidade que garante o bom desenvolvimento estrutural do cérebro do bebê.

E depois, não esqueça, estimule seu bebê em todos os momentos, seja com música, jogos, conversas, sons, brincadeiras, muito carinho e beijinhos.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário