Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Síndrome de Down, além de um rosto


Em primeiro lugar vamos falar um pouco sobre o que é Síndrome de Down.
 Considerada uma alteração genética, por motivos ainda desconhecidos, foi  descrita pelo médico inglês John Langdon Down  em 1866 e descoberta a causa pelo médico Jeônime Lejueune em 1959. 
A Síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas.
Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A criança que tem a síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21. Esse material genético em excesso muda o desenvolvimento regular do corpo e do cérebro e carrega o que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental.
A criança com essa síndrome apresenta um retardo mental de leve a moderado, e alguns problemas clínicos associados.


Também conhecida por Trissomia do 21, é a alteração genética mais comum, com caráter universal e sua ocorrência independe de raça, condição socioeconômica ou localização geográfica.
 A criança com Síndrome de Down tem mais semelhanças que diferenças com outras crianças com desenvolvimento regular. Existe uma grande variedade de personalidade, estilos de aprendizagem, inteligência, aparência, obediência, humor, compatilibidade e atitudes. Fisicamente uma criança dom Sindrome de Down pode ter olhos amendoados, orelhas pequenas e ligeiramente dobradas na parte superior. Sua boca pode ser pequena, o que faz que a língua pareça grande. O nariz também pode ser pequeno e achatado no meio, prega palmar única e cabelos lisos e finos. Alguns bebês com Síndrome de Down tem pescoço curto e as mãos pequenas com dedos curtos. São crianças com inteligência social excepcional.
 Bem, todos nós sabemos que não é tarefa fácil aceitar nos primeiros momentos a notícia que seu filho ou filha é portador da Síndrome de Down não é mesmo? É um misto de sentimentos e emoções nada fáceis de lidar, mas é seu filho tão esperado e precisa de todo amor e carinho como toda criança.
Primeira coisa a fazer é buscar ajuda de profissionais especializados, isso é fundamental!
Um trabalho de estimulação precoce direcionado a bebês de 0 a 3 anos com risco ou atrasos no desenvolvimento global ( prematuros de risco, síndromes genéticas, deficiências, paralisia cerebral e outras) é muito importante tanto para ele como para toda a família, considerando os aspectos motores, cognitivos, psíquicos e sociais.
 A ajuda de uma equipe multidisciplinar irá auxiliá-los no desenvolvimento das suas funções parentais e assim fortalecer o vínculo familiar, depois na escola e na sociedade.

                 

Pesquisas recentes comprovam que crianças com Síndrome de Down podem alcançar estágios avançados do desenvolvimento psicomotor, de linguagem, e  também cognitivo. Portanto, a presença dos pais é essencial para o desenvolvimento efetivo das potencialidades de seu filho, construindo assim um vínculo afetivo com a criança.

Quero dedicar a todos os papais e mamães esse vídeo, é muito lindo! Trata-se de uma  exposição com fotos de crianças com Sindrome de Down   realizada em Madrid na Espanha.
Com certeza voces vão adorar!




Espero que tenham gostado!

Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário