Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Chupeta: Aliada ou Vilã?


 Segundo a explicação do pediatra José Martins Filho no livro Lidando com Crianças, Conversando com os Pais, ela possibilita o movimento de sucção, um bom exercício para o desenvolvimento infantil, pois articula os músculos necessários à fala além de ser  uma fonte de ralxamento
 para o bebê. Contudo, o que observamos, é que, na maioria das vezes, a ansiedade, o nervosismo e a intranquilidade é da mãe, que está com dificuldade de lidar com o choro do bebê, e por isso utiliza-se de tudo que estiver ao seu alcance (em geral a chupeta) para que seu filho pare de chorar.
 Muitos pais questionam seu uso, e na creche muitas vezes é proibida radicalmente. A verdade é que devemos usar o bom senso, pois a chupeta desempenha um importante papel no período de adaptação facilitando a “separação” entre a criança e os pais, além de  ajudar no vínculo afetivo com os educadores. Mas, lembrando:  não é papel do educador  fazer a retirada da chupeta da criança. Seu trabalho é desenvolver um vínculo de confiança onde a chupeta será substituída pela segurança.
 Outra  questão importante é a higiene da chupeta na creche. Cada criança deve guardar sua chupeta em um recipiente fechado, junto com seus pertences e  nunca exposta no ambiente. O  uso excessivo atrapalha o desenvolvimento da dicção e pode estimular um comportamento introspectivo na criança afetando sua socialização.
 Muitas mães, permitem que seus filhos fiquem o dia inteiro com a chupeta na boca, o que é um erro.
 É importante ter em mente que a chupeta é um hábito que deve ser tolerado, mas não incentivado ok! 
A chupeta  para a criança é um objeto de apego, como poderia ser um ursinho ou um paninho. Com um bom trabalho de promoção de autonomia, feito pelos pais e educadores, é possível ajudá-los a chegar à pré-escola sem elas.
O uso da chupeta é danosa quando duradoura!
O grande erro de muitos pais é tentar  conter qualquer choro da criança com uma chupeta em vez de buscar o diálogo e fazer com que a criança expresse seus sentimentos .
Outra coisa  que vemos e que não funciona são aquelas explicações infindáveis que os pais dão aos seus filhos pequenos tentando fazê-los largar a chupeta a todo custo. Não perca seu tempo dando explicações que a criança não entende, em vez disso construa uma relação de confiança, tolerância e respeito, através do diálogo.
Uma dica para as mamães: bebês nascidos entre (37 a 40 semanas), que não apresentem dificuldade para amamentar, minha sugestão é que evitem o uso da chupeta, principalmente, nos primeiros dias de vida, pois o bebê poderá fazer confusão de bicos (seio materno x chupeta) e apresentar dificuldade para sugar o  seio materno.
Além disso, o uso da chupeta não ortodôntica, pode propiciar alterações da arcada dentária e consequentemente dificuldades na fala.
 É importante ressaltar que a sucção digital (dedo), é mais prejudicial para a arcada dentária e fala que a chupeta.



Mas se o bebê já está fazendo uso da chupeta, não esqueça:  chupeta ortodontica, assim essa sua aliada não corre o risco de virar sua vilã, ok!

Recomendo a leitura desse livro que citei acima, com temas muito interessantes, escrito pelo Dr. José Martins Filho.
Por que a criança chora? Como prevenir o desenvolvimento de doenças? Quais os cuidados com a alimentação? Quando a febre é um problema? Os pais se fazem diariamente esse tipo de perguntas. Esse livro não pretende substituir o médico. Ao contrário. Foi escrito por um dos mais experientes pediatras brasileiros com base em indagações que lhe foram feitas ao longo de anos de prática clínica. Agrupadas em 45 grandes temas, esse conjunto de respostas abrangentes e diretas faz desse livro um importante e valioso guia. Prêmio Jabuti 96 - Ciências Naturais e Medicina.



Até mais!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Meu filho faz xixi na cama

Enurese consiste na micção involuntária a partir de uma idade na qual já se deveria ter adquirido o controle da bexiga.
Controle  dos esfincteres, quer diurno quer noturno, ocorre, em cerca de 98% das crianças, até aos 5 anos de idade.
A enurese noturna é hereditária, se um dos pais apresentou esse problema na infância, seu filho terá 75% de chance de  apresentar esse problema também.
A enurese pode ser noturna (quando ocorre apenas durante o sono) ou diurna (quando ocorre com a criança acordada).
 A enurese  noturna é a mais comum. Vários  são os fatores que contribuem para esta situação e, geralmente, estão relacionados com a profundidade do sono, a menor capacidade da bexiga e uma maior produção de urina durante a noite.
A enurese noturna exige a investigação de fatores orgânicos e emocionais quando acontece seguidamente.
É fundamental lembrar que a enurese é involuntária, por isso a criança não deve ser castigada ou culpabilizada.
Um ambiente de ansiedade ou rigor excessivos em relação a este problema podem  tornar-se nocivos e adiar a solução do problema.
Algumas dicas podem ajudar seu filho nessa fase tão constrangedora. Vamos lá!

* O quarto da criança, se possível deve ficar próximo ao banheiro, assim facilitará seu acesso;
* deixe uma luz acesa, um nigthligth é uma boa opção;
* não coloque fraldas na criança, isso só fará com que haja um retrocesso;
* proteja o colchão com capa impermeável, ou mesmo um plástico;
* estimule a criança a ingerir líquidos durante o dia para que possa reconhecer a sensação de bexiga cheia;
* reduza a ingestão de líquidos à noite e evite achocolatados e cafés que estimulam a contração da bexiga, além de   conter muito açúcar, o que  fará com que seu filho tenha mais sede e ainda contribuir para o aparecimento de cáries;

Dica importante: Nunca castigue seu filho ou ridicularize-o, isso só vai fazer com que ele se sinta envergonhado.
Elogie e trate-o com carinho e respeito ok!
Não esqueça, persistindo o problema, consulte um profissional da sáude.
Até mais!

























quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dislalia: Transtorno da fala

É o transtorno de linguagem mais comum em crianças e o mais fácil de se identificar. A maioria dos casos de dislalia ocorre na primeira infância, quando a criança está aprendendo a falar.
 Quando o bebê começa a falar, o fará emitindo os sons mais simples, como o m ou o p. Não é para menos que o dizer mamãe ou papai não terá que fazer muito esforço, desde quando receba estimulação. A partir daí, o bebê começará a pronunciar sons cada vez mais difíceis, o que exigirá mais esforço dos músculos e órgãos ligados à fala.
 É muito normal que as primeiras falas do bebê, entre o 8º e o 18º mês de idade, apresentem erros de pronúncia. O bebê dirá aua, quando pedir àgua, ou peta, quando quiser chupeta. Os bebês simplificarão os sons para que facilitarem a pronúncia.
 No entanto, à medida que o bebê adquire mais habilidades na articulação, sua pronúncia será mais clara. Enquanto esse processo não se realiza, pode-se falar de dislalias.
A dislalia é um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação de palavras: o portador da dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentando fonemas ou sílabas a elas. É o transtorno de linguagem mais comum em meninos, e o mais conhecido e mais fácil de se identificar. Pode apresentar-se entre os 3 e os 5 anos, com alterações na articulação dos fonemas.


 O diagnóstico de um menino com dislalia, revela-se quando se nota que é incapaz de pronunciar consoantes.
Quando uma criança menor de 4 anos apresenta erros na pronúncia, é considerado como normal, uma etapa no desenvolvimento da linguagem infantil. Nessa etapa, não se aplica tratamentos, já que sua fala está em fase de maturação. Mas , se os erros na fala se mantém depois dos 4 anos, deve-se consultar um especialista em audição e     linguagem,
como um fonoaudiólogo.

 

As principais causas, nestes casos, decorrem de fatores emocionais, como, ciúmes de um irmão mais novo que nasceu, separação dos pais ou convivência com pessoas que apresentam esse problema (babás ou responsáveis, por exemplo, que dizem “pobrema”, “Framengo”, etc.), e a criança acaba assimilando essa deficiência.
 É importante levar a criança a um profissional para examinar os órgãos da fala e da audição a fim de se detectar se a causa da dislalia é orgânica (mais rara de acontecer, decorrente de má-formação ou alteração dos órgãos da fala e audição), neurológica ou funcional (quando não se encontra qualquer alteração física a que possa ser atribuída à dislalia).

Tipos de dislalia

*A dislalia funcional é a mais frequente e se caracteriza incorretamente o ponto e modo de articulação do fonema.
*A dislalia orgânica faz com que a criança tenha dificuldades para articular determinados fonemas por problemas orgânicos. Quando apresentam alterações nos neurônios cerebrais, ou alguma má formação ou anomalias nos órgãos da fala.
*A dislalia audiógena se caracteriza por dificuldades por problemas auditivos. A criança se sente incapaz de pronunciar corretamente os fonemas porque não ouvem bem. Em alguns casos, é necessário que as crianças utilizem próteses.

Uma dica importante: não fiquem achando engraçadinho quando a criança pronuncia palavras de maneira errada, como “Tota-Tola”, ao invés de “Coca-Cola".
A dislalia pode interferir no aprendizado da escrita tal como ocorre com a fala.





Até mais!




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Síndrome de Asperger

A chamada Síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger é uma síndrome do espectro autista( se refere a uma gama de transtornos do desenvolvimento com características similares ao autismo), diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.
Um dos primeiros usos do termo "Síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).
Algumas características podem ser observadas pelos pais quando seus filhos tenham entre 2 e 7 anos de idade.

         
Aqui, apresentamos algumas características;

 Sociais e controle emocional:

* Não desfruta normalmente do contato social. Relaciona-se melhor com adultos que com crianças da mesma idade. Não se interessa por esportes.
* Tem problemas de brincar com outras crianças. Não entende as regras implícitas do jogo. Quer impor suas próprias regras, e ganhar sempre. Talvez por isso prefira brincar sozinho.
* Custa-lhe sair de casa. Não gosta de ir ao colégio e apresenta conflitos com seus companheiros.
* Custa-lhe identificar seus sentimentos e os dos demais. Apresenta mais birras que o normal. Chora com facilidade por tudo.
* Tem dificuldades para entender as intenções dos demais. É ingênuo. Não tem malícia. É sincero.

Comunicação:

* Não pode olhar nos olhos quando fala contigo. Crê em tudo aquilo que lhes dizem e não entende as ironias. Interessa-se pouco pelo que dizem os outros. Custa-lhes entender uma conversa longa, e muda de tema quando está confusa.
* Fala muito, em tom alto e peculiar, e usa uma linguagem pedante, extremamente formal e com um extenso vocabulário. Inventa palavras ou expressões idiossincrásicas.
* Em certas ocasiões, parece estar ausente, absorto em seus pensamentos.

Compreensão:

* Sente dificuldade em entender o contexto amplo de um problema. Custa-lhe entender uma pergunta complexa e demora para responder.
* Com frequência não compreende uma crítica ou um castigo. Assim como não entende que ele deve portar-se com distintas formas, segundo uma situação social.
* Tem uma memória excepcional para recordar dados e datas.
* Tem interesse especial pela matemática e as ciências em geral.
* Aprende a ler sozinho ainda bem pequenos.
* Demonstra escassa imaginação e criatividade, por exemplo, para brincar com bonecos.
* Tem um senso de humor peculiar.

Interesses específicos:

* Quando algum tema em particular o fascina, ocupa a maior parte do seu tempo livre em pensar, falar ou escrever sobre o assunto, sem importar-se com a opinião dos demais.
* Repete compulsivamente certas ações ou pensamentos para sentir-se seguro.
* Gosta da rotina. Não tolera as mudanças imprevistas. Tem rituais elaborados que devem ser cumpridos.

Movimentos:

* Possui uma pobre coordenação motora. Corre num ritmo estranho, e não tem facilidade para agarrar uma bola.
* Custa-lhe vestir-se, desabotoar os botões ou fazer laço nos cordões do tênis.

Outras características

* Medo, angústia devido a sons como os de um aparelho elétrico.
* Rápidas coceiras sobre a pele ou sobre a cabeça.
* Tendência a agitar-se ou contorcer-se quando está excitado ou angustiado.
* Falta de sensibilidade a níveis baixos de dor.
* São tardios em adquirir a fala, em alguns casos.
* Gestos, espasmos ou tiques faciais não usuais.

Curiosidades:

As seguintes pessoas têm/tiveram Síndrome de Asperger:
*Leonardo da Vinci (pintor, matemático, escultor, arquiteto, físico, escritor, engenheiro, poeta, cientista, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade)
*Michelangelo (foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano)
*Ludwig van Beethoven (compositor erudito alemão, do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo É considerado um dos pilares da música ocidental)
*Mozart (compositor austríaco e executante da música erudita do Período Clássico)
*Isaac Newton (cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo)
*Jane Austen (foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare)
*Emily Dickinson (poetisa americana)Nobel da Física de 1921)
*Alfred Hitchcock (cineasta britânico/norte-americano, considerado o mestre dos filmes de suspense)
*Al Gore (político americano)
*Bill Gates (fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo)
*Bobby Fischer (famoso xadrezista originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão mundial de xadrez)
*Stanley Kubrick (um dos cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma obra polêmica, mas que gozou de uma excelente recepção crítica.
*Sócrates (filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental)
*Thomas Jefferson (terceiro presidente dos Estados Unidos da América)
*Charles Darwin (naturalista britânico)
*Thomas Alva Edison (inventor e empresário americano.


Agora, assista ao vídeo, você vai entender um pouco mais sobre esta Síndrome.





 
Até breve!