Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Chupeta: Aliada ou Vilã?


 Segundo a explicação do pediatra José Martins Filho no livro Lidando com Crianças, Conversando com os Pais, ela possibilita o movimento de sucção, um bom exercício para o desenvolvimento infantil, pois articula os músculos necessários à fala além de ser  uma fonte de ralxamento
 para o bebê. Contudo, o que observamos, é que, na maioria das vezes, a ansiedade, o nervosismo e a intranquilidade é da mãe, que está com dificuldade de lidar com o choro do bebê, e por isso utiliza-se de tudo que estiver ao seu alcance (em geral a chupeta) para que seu filho pare de chorar.
 Muitos pais questionam seu uso, e na creche muitas vezes é proibida radicalmente. A verdade é que devemos usar o bom senso, pois a chupeta desempenha um importante papel no período de adaptação facilitando a “separação” entre a criança e os pais, além de  ajudar no vínculo afetivo com os educadores. Mas, lembrando:  não é papel do educador  fazer a retirada da chupeta da criança. Seu trabalho é desenvolver um vínculo de confiança onde a chupeta será substituída pela segurança.
 Outra  questão importante é a higiene da chupeta na creche. Cada criança deve guardar sua chupeta em um recipiente fechado, junto com seus pertences e  nunca exposta no ambiente. O  uso excessivo atrapalha o desenvolvimento da dicção e pode estimular um comportamento introspectivo na criança afetando sua socialização.
 Muitas mães, permitem que seus filhos fiquem o dia inteiro com a chupeta na boca, o que é um erro.
 É importante ter em mente que a chupeta é um hábito que deve ser tolerado, mas não incentivado ok! 
A chupeta  para a criança é um objeto de apego, como poderia ser um ursinho ou um paninho. Com um bom trabalho de promoção de autonomia, feito pelos pais e educadores, é possível ajudá-los a chegar à pré-escola sem elas.
O uso da chupeta é danosa quando duradoura!
O grande erro de muitos pais é tentar  conter qualquer choro da criança com uma chupeta em vez de buscar o diálogo e fazer com que a criança expresse seus sentimentos .
Outra coisa  que vemos e que não funciona são aquelas explicações infindáveis que os pais dão aos seus filhos pequenos tentando fazê-los largar a chupeta a todo custo. Não perca seu tempo dando explicações que a criança não entende, em vez disso construa uma relação de confiança, tolerância e respeito, através do diálogo.
Uma dica para as mamães: bebês nascidos entre (37 a 40 semanas), que não apresentem dificuldade para amamentar, minha sugestão é que evitem o uso da chupeta, principalmente, nos primeiros dias de vida, pois o bebê poderá fazer confusão de bicos (seio materno x chupeta) e apresentar dificuldade para sugar o  seio materno.
Além disso, o uso da chupeta não ortodôntica, pode propiciar alterações da arcada dentária e consequentemente dificuldades na fala.
 É importante ressaltar que a sucção digital (dedo), é mais prejudicial para a arcada dentária e fala que a chupeta.



Mas se o bebê já está fazendo uso da chupeta, não esqueça:  chupeta ortodontica, assim essa sua aliada não corre o risco de virar sua vilã, ok!

Recomendo a leitura desse livro que citei acima, com temas muito interessantes, escrito pelo Dr. José Martins Filho.
Por que a criança chora? Como prevenir o desenvolvimento de doenças? Quais os cuidados com a alimentação? Quando a febre é um problema? Os pais se fazem diariamente esse tipo de perguntas. Esse livro não pretende substituir o médico. Ao contrário. Foi escrito por um dos mais experientes pediatras brasileiros com base em indagações que lhe foram feitas ao longo de anos de prática clínica. Agrupadas em 45 grandes temas, esse conjunto de respostas abrangentes e diretas faz desse livro um importante e valioso guia. Prêmio Jabuti 96 - Ciências Naturais e Medicina.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário