Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Meu filho está com Piolho

Esse bichinho do tamanho de um grãozinho de gergelim e  seis perninhas  dão o que fazer não é mesmo? Quem nunca recebeu da escola um comunicado na agenda dizendo que seu filho está com piolho?
Mas, que bichinho é esse?
 Bem, o piolho é um pequeno inseto parasita que se instala na cabeça dos seres humanos. Ele sobrevive se alimentado de pequenas quantidades de sangue, e põe seus ovos nos fios de cabelo.
A fêmea do piolho bota até dez ovos por dia. Os ovos de piolho (denominados lêndeas) têm formato oval. Parecem ter a mesma cor do cabelo da "vítima" da infestação e a cor nesse caso vai do branco, amarelo até o marrom.
A ninfa (o piolho logo que sai do ovo) é pouco maior que a lêndea, e tende a ser clara. De 9 a 12 dias depois de nascer, o piolho é adulto e se acasala. A fêmea bota os ovos e o ciclo continua. Muitas pessoas pensam que os piolhos voam, não eles não voam. O piolho é como a formiga: só anda. Não voa nem pula! Mas passam de uma pessoa para outra quando as cabeças ficam bem juntinhas (como num abraço, ou quando duas pessoas dividem o mesmo travesseiro por exemplo.
Curiosidade: Um piolho adulto pode viver até 30 dias na cabeça de uma pessoa.
Uma boa notícia: se seu filho tem piolho, a família deve ter também, ou seja todo mundo vai entrar no pente fino!

           
 OK pessoal, isso foi só para descontrair!
 Vamos começar a batalha então passando um pente fino com o cabelo molhado e bastante condicionador. Deite a cabecinha do seu filho  sobre uma toalha branca, uma boa iluminação , óculos ou lentes de aumento, é um método simples que detecta 90% das infestações do piolho. Não é uma tarefa fácil, eles são muito ágeis e fogem da luz!
Estudos já mostraram que o pente fino é o melhor instrumento para encontrar piolhos vivos. Você pode usar aquele pente fino tradicional, de plástico, mas o melhor é um de aço, que tem os dentes mais compridos, mais fácil de segurá-los.
Mas o problema não termina aqui, tem o ovos e as lêndeas minúsculas, ovais, em forma de gota, normalmente brancas ou amarelas, que ficam grudadas no fio do cabelo, perto do couro cabeludo. É mais fácil senti-las com os dedos do que vê-las a olho nú porque parecem grãos de areia. Você pode confundí-las com caspa, mas a diferencça é que a lêndea fica grudada com todas as suas forças no fio do cabelo.
Tá bom, chega de detalhes!
Você deve estar se perguntando: Mas como identificar se meu filho está com piolho?
*Coceira no couro cabeludo;
*Sensação de que alguma coisa está se mexendo no cabelo;
*Feridinhas causadas pela reação alérgica à picada do piolho;
*Carocinhos no pescoço;
*Irritabilidade;
*Dificuldade para dormir (os piolhos são mais ativos no escuro);

Para se reproduzir, o piolho bota o ovo (a lêndea) bem perto do couro cabeludo, uma região mais quente. Depois que o piolhinho nasce, a casca do ovo continua grudada ao cabelo, só que vazia, e, como o cabelo cresce, ela se afasta do couro cabeludo.
Você só pode afirmar com certeza que seu filho está com piolho se encontrar lêndeas viáveis (bem pertinho do couro cabeludo) ou piolhos vivos.
Então quando você receber um comunicado da escola dizendo que seu filho está com piolho, primeiro confirme a suspeita e depois consulte o pediatra para decidir o tratamento para eliminar o piolho.


Bom trabalho!


Até mais!






Nenhum comentário:

Postar um comentário