Orientadora Educacional - Psicopedagoga

O dia a dia de zero a cinco

Este espaço foi criado para pais , mães e todos os profissionais que tenham interesse em refletir sobre desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos.


Meu propósito é trazer temas interessantes como dificuldades de aprendizagens, a importância do pensamento e linguagem na infância, organização, currículo e funcionamento de creches e centros de educação infantil, cuidar e educar, organização do espaço e tempo na infância,limites, brincadeiras, teatro, música, informática, inclusão, literatura, relações entre pais, mães, professores e escola, entre outros.


Entrem, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e comentários.


Sejam bem-vindos!


Um abraço!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chegou a hora de escolher uma Creche para meu filho, o que faço?

Chegou fim da licença-maternidade e você precisa deixar seu bebê sob os cuidados de estranhos. Não é fácil, não é mesmo! Então vamos lá, vou dar algumas dicas que vão ajudar:

Comece perguntando para as amigas que tem ou já tiveram filhos em berçários, o que elas acharam, se gostaram ou se tem algum para recomendar.

Procure um perto da sua casa ou do seu trabalho, isso vai facilitar muito a vida de vocês dois.

Feito isso, visite o local que você escolheu sem marcar hora, isso mesmo, chegue de surpresa! Só assim você vai ver como funciona na prática um berçário. Observe como você e seu bebê são recepcionados pela escola, vocês tem que se sentir à vontade, então não esqueça: faça todas as perguntas que quiser Ok! Observe as relações entre as professoras e os bebês, as professoras e a direção, a direção e as famílias, a professora e você, e veja como você se sente diante dessa dinâmica.


Procure ter acesso a todas as instalações, tanto as áreas internas quanto às externas. Observe a higiene e a limpeza dos banheiros da cozinha, paredes, piso, brinquedos, até os extintores de incêndio.
Observe se a sala onde ficam os bebês é bem ventilada, se o local onde tomam banho de sol é tranquilo e se é respeitado o horário de 15 minutos, para que não haja nenhum problema de saúde. Pergunte se a escolinha possui um cantinho para amamentação, isso é muito importante, um local agradável e  e aconchegante para você alimentar seu filho.
Pergunte sobre a formação dos profissionais, isso é muito importante e observe se usam luvas ao fazer higiene do bebê e se usam pantufas dentro do berçário.
Uma informação importante: para cada 03 bebês deve ter pelo menos um profissional na sala.
Programe-se para fazer adaptação do bebê, ela deve acontecer duas semanas antes de você voltar ao trabalho. Esse período é muito importante para vocês dois, além de ser um direito seu e dele!
Uma coisa importante: bebês não devem ficar juntos com crianças maiores Ok! A rotina é muito diferente e as doenças também.

Pergunte se eles controlam as carteiras de vacinação e como fazem caso uma criança apresenta uma doença contagiosa.
Não estranhe se a escola impedir a entrada do seu filho quando ele apresentar uma dessas doencinhas infantis,  veja isso com bons olhos. Afinal essa atitude demonstra carinho e cuidado não só com o seu filho como respeito aos demais coleguinhas.
Hoje em dia bons berçários têm um currículo bem estruturado, incluindo atividades físicas, brincadeiras e brinquedos próprios para bebês, atividades em grupo, refeições e horário de descanso.
E não esqueça quanto menor a criança maior os cuidados.


E por fim, siga sua intuição, afinal intuição de mãe nunca falha!



Boa Sorte!




























sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como se desenvolve o cérebro do bebê

O cérebro é o centro processador das emoções, do pensamento e de como cada pessoa é capaz de reagir ao mundo a sua volta. A partir da terceira semana de gestação o cérebro do bebê já começa a ser formado.
 Segundo o neurologista infantil Mauro Muskat, 50% do desenvolvimento do cérebro se dá até o primeiro ano de vida. Por isso os problemas que ocorrem com as gestantes durante esse período podem ter uma repercussão grande na formação do cérebro do bebê. Muskat refere-se ao uso de drogas e álcool, desnutrição materna e exposição a radiação.
 Você sabia que mães alcoólatras podem ter bebês com malformação facial e cerebral?
E que filhos de fumantes nascem com baixo peso e são mais sujeitas a lesões cerebrais e menos resistência a infecções?
Pesquisadores Holandeses afirmam que o stress também libera um hormônio que afeta o desenvolvimento do cérebro do bebê.
Então mamães, cuidem-se!
Você sabia que dentro da barriga o bebê escuta os sons do corpo da mãe, como o sangue fluindo pelas veias, a respiração, sugam, deglutem , soluçam e fazem movimentos respiratórios?
 O resultado dessa máquina perfeita é que o bebê já nasce com algumas habilidades como: ver, sentir cheiros e gostos. 
 Fantástico não é mesmo!
O cérebro de um bebê tem cerca de 100 bilhões de neurônios (células nervosas), o tronco cerebral, região que controla as funções vitais, como os batimentos cardíacos, já funciona perfeitamente.
A partir do segundo mês pós natal o cérebro vai ativando áreas responsáveis pela percepção sensorial e a criança começa a reagir aos estímulos visuais e auditivos, reconhecendo a voz da mãe e do pai.
 Já no terceiro mês há uma proliferação de neurônios , mais conexões são criadas e o aprendizado vai acontecendo. É aquela fase em que  o bebê olha sua mãozinha e a leva a boca e no sexto mês ele já consegue sentar-se apresentando maior controle motor.
No primeiro ano o desenvolvimento das sinapses levam ao desenvolvimento da linguagem .
Aos 2 anos tem o dobro de sinapses, o que consome mais energia que um adulto, imagine!
E aos 3 anos ela já representa o pensamento por meio de rabiscos.
Ufa!
Como vimos então, cuidar da gestação antes de tudo é um ato de amor, de respeito e de responsabilidade que garante o bom desenvolvimento estrutural do cérebro do bebê.

E depois, não esqueça, estimule seu bebê em todos os momentos, seja com música, jogos, conversas, sons, brincadeiras, muito carinho e beijinhos.



Até mais!

Educação Infantil em Foco: Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

Educação Infantil em Foco: Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

Livro de cabeceira

Como não poderia faltar, recomendo esse "livro de cabeceira" , As cem linguagens da criança - A abordagem de Reggio Emilia  na Educação da Primeira Infância, muito bom! Considerado um novo clássico da educação infantil escrito por uma equipe de educadores italianos e americanos que apresentam a experiência criada na Reggio Emília para a educação da primeira infância.
Quem apresenta o livro é Howard Gardner, que sintetiza sua reflexão sobre esta experiência admitindo ter encontrado numa educação efetiva e humana onde a escola não é vista como preparação para o mundo, mas, um mundo para as crianças.
Neste livro você encontra  entrevistas com educadores que fundaram a Pedagogia criada em Reggio Emilia, tópicos como currículo emergente, gestão social, a relação com a comunidade, o papel do pedagogo e projetos  abordados com profundidade.  Mostra o adulto como um sujeito que escuta, acolhe, cria um contexto propício à imaginação, à ação, à emoção, à expressão, à representação simbólica e que incorpora à sua função de educador o papel de pesquisador, observador, documentador e intérprete das experiências e vivências das crianças.

Até mais!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Período de acolhimento na Creche para bebês de 0 a 2 anos


A inclusão das famílias no processo de adaptação ou “acolhimento” requer planejamento e alguns cuidados como vamos ver a seguir.
Em primeiro lugar receba com carinho e atenção e respeite cada família, desde a linguagem até seus hábitos e costumes.
Para conhecer melhor o bebê  faça “Anamnese”, um questionário que fornecerá a Creche e o professor todos os dados referente à família e a criança.
Deixe a família a vontade para conhecer a Creche e convide um dos familiares para acompanhar o período de adaptação e participar da rotina do trabalho. Esse período pode ser acompanhado pelo pai, pela mãe ou outra pessoa da família que tenha um vínculo afetivo com o bebê.
Peça para o responsável trazer um objeto de apego do bebê, uma foto e um livrinho de literatura infantil. Com esse material você pode organizar um cantinho para receber os bebês, conversar, cantar, contar estórias e porque não  tirar uma sonequinha.
 Transforme esse espaço em um ambiente bem acolhedor! Você pode colocar um tapete macio, algumas almofadas ou um minhocão colorido, fazer uma biblioteca de parede, um mural com as fotos e nomes dos bebês para identificação dos mesmos e seus pertences.Coloque em prateleiras baixas brinquedos de encaixar, de empilhar, de montar, de empurrar, bolas, chocalhos, obstáculos enfim. E não esqueça: é fundamental os cuidados com a qualidade, a higiene e a segurança dos mesmos.
Não podemos esquecer os bebês portadores de deficiência, algumas menos severas são pouco notadas nos primeiros anos , mas o bebê mesmo com algumas limitações é capaz de desenvolver sua mobilidade motora e  comunicar-se  embora possa apresentar dificuldades de equilíbrio e orientação espacial.
É muito importante respeitar o ritmo de cada bebê! Conte com a ajuda dos pais ou responsável para adequar os procedimentos nas situações de cuidado e de aprendizagem na creche enquanto está acompanhando o trabalho pedagógico.
Não esqueça também de incluí-los na hora das refeições do banho e da troca de fraldas.
As pessoas que acompanham os bebês podem aos poucos ir afastando-se dele, mas nunca sem comunicar à criança.
Aos poucos o bebê se sentirá seguro e os pais poderão ir trabalhar tranqüilos.


Até mais!












quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei 9394/96 )

http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/

Artigo super  interessante sobre alguns aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças.

Vale a pena ler! 

Até mais!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Meu filho tem Terror Noturno

É muito comum que no período pré-escolar entre 3 e 5 anos  algumas crianças apresentarem um distúrbio do despertar chamado Terror Noturno. Apesar do nome pavoroso, trata-se de um episódio benigno, que não afeta o aprendizado ou traz conseqüência alguma. Acontece no meio do ciclo do sono e dura pouco mais que 15 segundos. Nos bebês pode gerar uma crise de choro incontrolável e, nos maiorzinhos, sonambulismo.
Um episódio de terror noturno se caracteriza pela criança que acorda gritando, gesticulando e chorando. Ela se agita pedindo ajuda aos pais na tentativa de se livrar das fantasias que a atacam. O despertar abrupto geralmente começa com um grito de pânico e dura cerca de 1 a 10 minutos. Os episódios são acompanhados por excitação autonômica e manifestações comportamentais de intenso medo. Durante um episódio, é difícil despertar ou confortar a criança, e após o episódio de terror noturno, nenhum sonho é recordado, ou então existem apenas imagens fragmentadas e isoladas.

É importante ficar atento a rotina da criança para poder identificar a origem dos pesadelos. Os sonhos podem ser desencadeados por todos os tipos de estimulação, desde comer certos alimentos antes de dormir, assistir filmes ou programas de televisão inadequados para sua idade, dificuldades na dinâmica familiar, perda de um bichinho de estimação, brigas, mudança de escola entre outros. Se os pesadelos criança parecem estar ligados a algum fenômeno que você percebeu tente removê-los da rotina e ver se os pesadelos desaparecem.

Uma dica legal para lidar com a criança nessa fase é deixar a porta do quarto entreaberto, uma luz fraca no corredor ou um nightlight colocado no quarto. Ao mesmo tempo, coloque um objeto de segurança, como um bichinho de pelúcia na cama dele o que pode ajudar a aliviar as preocupações dos sonhos ruins voltarem.

Outra coisa importante: Nunca grite com a criança na tentativa de acordá-la rapidamente. Tente acalmá-la ficando ao lado dela até que ela se sinta segura e volte a dormir.

Caso você tenha tomado todas as providências e mesmo assim os pesadelos continuarem, busque uma avaliação médica.



Espero ter ajudado.

Até mais!









domingo, 9 de outubro de 2011

Dicas para fazer do seu bebê um leitor no futuro

O caminho para a leitura começa na infância desde o momento em que a criança ouve as primeiras estórias  que o adulto lhe conta ou mesmo quando ela conta as suas  experiências do dia a dia. Para que você desperte essa curiosidade no seu filho  desde cedo aqui vão algumas dicas:
Primeiro, como falei anteriormente em outras postagens , a linguagem é fundamental, então converse muito com seu filho, use seu rosto e sua voz para contar a ele tudo sobre o mundo , sobre você mesmo, as coisas que estão fazendo, e sobre ele. Seu tom de voz é muito importante, use todas as entonações possíveis. Repita o que o seu bebê fala, sabe aqueles “sonzinhos “ que eles emitem ainda muito pequenos? É ele tentando interagir com o mundo. Dê toda atenção e incentive-o!
Dê nome as coisas sempre, em todos os momentos que você está com ele, na hora do banho, das refeições, do passeio,  diga seu nome, nomeie as partes do corpo ,  suas roupas, enfim,dessa forma você estará estabelecendo conexões entre palavras e eventos e assim ensinando os elementos  fundamentais entre a linguagem e a literatura.
A partir dos seis meses,  você já pode lhe apresentar pequenos livros com figuras e se  ele morder o livro não se zangue! Toda criança aprende sobre o mundo usando as mãos e a boca. Aos poucos ele vai perceber que dentro do livro existem figuras interessantes e coloridas que irão chamar sua atenção. Quando vocês dois estiverem folheando um livro, comente com ele os personagens,as iamgens, os detalhes. Espalhe livros pela casa,e se sair leve uns na bolsa, ou deixe alguns no carro, isso fará com que ele perceba que “livros” fazem parte da  vida.
E não se assuste ao vê-lo folheando um livro de cabeça para baixo e emitindo sons como se literalmente estivesse lendo. Acredite, ele está!  E com certeza você vai achar uma graça e até sentirá orgulho dele.
Coloque  um ou dois livros de estória na bolsa do bebê ou no carro para as crianças maiores. O hábito de preencher os espaços da vida com livros é sempre tê-los à mão. Isso faz com que a criança aprenda a vê-lo como parte do seu cotidiano.
Leve-o desde cedo a livrarias, a sebos e tenha em casa uma biblioteca só para ele, numa altura que ele mesmo possa  manusear e escolher seu próprio livro.
Aprenda músicas com diferentes ritmos, faça rimas com gestos e não esqueça das poesias e os trava línguas.
E que tal, contar uma estória antes de dormir.Crie esse hábito, ele vai adorar, e nunca o castigue dizendo que não irá contar uma estória só  porque ele fez algo que o desagradou.
 Não esqueça,  diálogo é  e a melhor forma de educar!
Até mais!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Porque brincar é tão importante para a criança

Brincar é uma atividade natural da criança. É através dela que a criança interpreta o mundo, se apropria de conceitos, estabelece regras, valores e assume os mais variados papéis.
A brincadeira é uma atividade social aprendida através das interações com os adultos ou outras crianças do seu convívio. Além de favorecer a autoestima, contribui para superar dificuldades, transformar conhecimentos, assumir papéis (imitação), criar vínculos, internalizar regras e desenvolver a imaginação e a criatividade. Segundo a psicóloga Maria Lúcia Paiva, existe uma gama de jogos e sites educativos que mexem com o raciocínio rápido dos pequenos. Mas na infância é muito importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversas possibilidades de aprendizagem não se limitando apenas a jogos eletrônicos.
O adulto responsável pela criança pode participar desse momento definindo a estrutura e o campo da brincadeira, organizando e delimitando o tempo e o espaço, bem como a oferta de materiais e os brinquedos.

Como consequência da ausência dessa atividade tão importante nessa fase, é bem possível que tenhamos uma geração de jovens frustrados porque foram tolhidos na sua capacidade criativa e na espontâneidade típica da infância.
O que nós adultos precisamos considerar na questão do "brincar" é a disponibilidade com nossos filhos com relação a qualidade e o tempo.


Lembre-se, o que importa é o carinho e a atenção nessa hora!


Isso vai fazer toda diferença em termos de ganho para estabelecer e fortalecer o vínculo familiar.
Falando em brincadeiras, vamos falar de brinquedos. Muitos pais acham que os filhos tem que ter sempre os mais caros, os melhores e os mais modernos brinquedos para serem felizes. Nada disso, o que importa é que ele seja seguro e criativo. Então porque não confeccionar junto com a criança brinquedos com sucata?

Vou passar algumas sugestões ok: boliche de garrafas pet, bolas de meia, casinha de boneca feita de caixas de leite, cinco Marias, fantoches, bonecas de pano, perna de pau, pata de vaca, pula corda entre outras. E não esqueçam, resgatem as brincadeiras do tempo da vovó como as cantigas de roda, passa anel, pega-pega, sete Marias, cama de gato , soltar pipa, roda pião, bolinha de gude, bolinha de sabão, amarelinha, andar de bicicleta, peteca, trava-língua, mímica, o coelho sai da toca, e mais, porque não fazer um bolo juntos?
Enfim, muitas outras brincadeiras você pode aproveitar e perguntar para o vovô e a vovó, tenha certeza que eles vão adorar relembrar os velhos tempos com você e seu filho.


Lembre-se, criança deve ter horário de criança, e podar bruscamente uma brincadeira, sem explicação aparente, é desrespeitar a possibilidade de brincar.





Não esqueça, brincadeira é coisa séria!


Até mais.













sábado, 1 de outubro de 2011

Algumas características do desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos

    Nessa faixa etária  de 4 a 5 anos são significativas as mudanças no desenvolvimento motor, intelectual, emocional, afetivo e social .Também chamada de fase  ‘pré-escolar’, é a época da aquisição de habilidades motoras básicas, onde os movimentos fundamentais são considerados verdadeiros núcleos cinéticos. Esta capacidade para mover-se cada vez de forma mais autônoma está relacionada com diversos fatores: maturação neurológica, que permite movimentos mais completos e o crescimento corporal que facilita os movimentos e a disponibilidade em realizar atividades motoras como: correr, pular, saltar, chutar, receber, agarrar,arremessar quicar, e suas ombinações.
Movimento é a palavra chave nessa fase!
O moviementar-se tem impotância biológica, psicológica, social e cultural, pois é através da execução dos movimentos que a criança interage com o meio ambiente, relaciona-se com os outros, aprende sobre si, seus limites, capacidades e soluciona seus problemas.
Seu vocabulário aumentou bastate, já fala aproximadamente cerca de 1500 a 2000 palavras e manifesta um grande interesse pela linguagem, falando incessantemente.
Prepare-se para ouvir, ouvir e ouvir...
Compreende frases na negativa, articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas.É uma fase de grande curiosidade,um momento de perguntas sem fim!
Compreeende  diferenças entre a fantasia e  realidade, conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás" e  percebe que há diferenças entre o desenho e a escrita  identificando algumas letras.

Gosta de desenhar, cortar papéis e utiliza a tesoura com desenvoltura, assim como utiliza os talheres quando está à mesa.Incentive-o cada vez mais!
Socialmente está mais aberto a fazer novos amigos e se sente “grande” quando está perto de outras crianças. Poderá ser seletivo quanto à escolha das suas amizades. Gosta de imitar os adultos, é capaz de internalizar regras e respeitar o outro.
Já toma algumas decisões sozinho e fisicamente, está também mais desenvolvido, consegue escovar os dentes, pentear os cabelos e vestir-se sem a ajuda do adulto.
Então é hora de estimular a autonomia, e não esqueça, elogie sempre!
Emocionalmente, é a fase dos amigos imaginários, e da fantasia. Ao mesmo tempo em que desafiam os outros apresenta timidez. Já tem consciência do que é certo e errado, mas pode culpar o outro em alguns momentos se alguma coisa sair errado porque tem dificuldades de assumir seus próprios erros. Nesse momento o diálogo é fundamental. Mostrar a criança que o erro faz parte do crescimento e da vida, e que mais importante que errar é assumir seus próprios erros.
Alguns comportamentos podem chamar atenção como: medo do escuro, de bruxas, do bicho papão e outras coisas do imaginário infantil característico dessa idade. Ansiedade extrema, timidez, agressividade com os colegas, falta de interesse pelos outros, dificuldade para dormir sozinho e desafios e oposições extrema. O que podemos fazer para amenizar esse momento  é deixar que a criança durma com uma boneca ou um ursinho de pelúcia, que tem a função de ajudar  a superarem esta fase.
Sugestões de brinquedos para essa idade: dinheirinho de brinquedo, caixa registradora, casas de boneca com móveis, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas com animais, materiais de papelaria, postos de gasolina, meios de transporte (caminhões, automóveis e pistas, motos, aviões, trens elétricos, barcos e tratores), instrumentos musicais e eletrônicos, jogos. 
É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação as características de desenvolvimento apresentado , e isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia, por isto, é imprescindível que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo pediatra e/ou profissionais.
 Até a próxima!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como tirar as fraldas do seu bebê


Uma das grandes preocupações e motivo de orgulho dos pais é ver o desenvolvimento do seu filho. É perceber que ele já pede um colo, pega um objeto e quando menos se espera lá está ele grudado na barra da sua calça com aquele sorriso! Sim, ele aprendeu a engatinhar...

Isso, em geral, acontece entre o sexto e o décimo mês. Agora, imagine esse momento de começar a retirada das fraldas do seu bebê! É geralmente uma fase de muita ansiedade e dúvidas para os pais, afinal seu bebê está crescendo e ficando cada vez mais independente.

Mas, muita calma nessa hora papais e mamães, nada de pressa ok!

Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.

Paciência, essa é a palavrinha mágica para esse momento!

Bem, a criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas.

Geralmente, uma criança de 2 anos de idade já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Primeira coisa que devemos saber e fazer é respeitar o ritimo do seu desenvolvimento e a maturidade neurológica da criança.

O melhor momento para o processo de retirada das fraldas se dá entre os 18 e 30 meses, para a fralda do dia, e até os 03 anos e meio para a fralda da noite.


Então, se você acha que o seu filho já está pronto, veja as dicas para começar o treinamento:



1º- A partir de um ano e meio ( 18 meses), a criança já sabe andar com equilíbrio , consegue identificar alguns objetos e começa a dar sinais de que chegou hora demonstrando incômodo com o uso da fralda. Muitas vezes ela já até tirou a fralda e as deixou- pela casa, então vá em frente!

A princípio deixe que ela faça no piniquinho, onde ela pode se sentir mais segura e aos poucos leve-a para utilizar o vaso sanitário.Aos poucos ensine a criança a sentar no vaso, puxar a descarga e lavar as mãos após o uso do mesmo.

Nunca deixe a criança sozinha!

Ela vai aprender a controlar a saída do xixi e cocô em pouco tempo.

Uma dica legal: inicie o processo no verão. Neste período a criança transpira mais e faz menos xixi, e pode andar com pouca roupa.

Deixe o piniquinho sempre no banheiro, nada de levar pra lá e pra cá, isso pode parecer cômodo para os pais mas não ajuda em nada para a criança. Lugar de fazer xixi e cocô é no banheiro.

2º - Muita, mas muita paciência porque esse processo pode levar alguns meses. Ensine-a a chamar alguém quando sentir vontade. Nunca a obrigue a ficar sentada ou tenha pressa. Muito menos a castigue caso não dê certo eventualmente.

3º - Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada e só então comece o treino para a noite.

Leve-a para fazer xixi antes de dormir e evite dar líquidos próximo a essa hora. Acorde-a durante à noite para ir ao banheiro, mas sem exageros, não fique acordando a criança muitas vezes durante à noite , senão pela manhã você encontrará uma criança super agitada, irritada e com sono.

Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir, respeite seus limites e capacidades.

A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.

E fiquem tranquilos, façam a sua parte, porque até 4 anos, a maioria das crianças abandonam as fraldas sem problemas.


Bem, gosto muito de indicar boas leituras, então aqui vai uma muito legal para as mamães de 1º viagem ou mesmo as veteranas que gostam de estar sempre bem informadas.
Este livro fornece respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto, "dicas rápidas" de pais experientes, informações sobre os equipamentos mais adequados e idéias para a avaliação da criança durante o treino.

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.A especialista em desenvolvimento infantil Penny Warner e a pediatra Dra. Paula Kelly desenvolveram um método simples para ajudar pais e filhos a ter uma experiência livre de estresse durante esta transição infantil. Elas recomendam uma abordagem empática focada na criança, muito eficaz para ajudá-la a se libertar das fraldas, e tornam o treinamento para o uso do banheiro uma experiência divertida e excitante.

Tirar a Fralda sem Choro e sem Trauma cobre todos os tópicos importantes, incluindo:

  • compreensão do desenvolvimento da criança;
  • uso de brincadeiras para melhorar o processo;
  • desenvolvimento das habilidades físicas da criança;
  • promoção do treino noturno;
  • resolução de problemas;
  • quando chamar o médico;

Sobre as Autoras

Penny Warner é autora de mais de trinta livros para pais e filhos, incluindo Aprender Brincando (editora Ground), 365 Baby Care Tips, Baby Play and Learn e Smart Start for Your Baby. Possui grau de Mestre em Educação Especial e leciona

Paula Kelly,M.D. é pediatra e vive em Mendota Heights, Minnesota. Foi escolhida por seus pares como uma das melhores pediatras de Minneapolis/St. Paul.
 

Então, gostaram?

Boa sorte nessa nova etapa e até mais!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Orientações para estimulação do bebê no primeiro ano de vida

Muitos pais, mães e educadores  se vêem perdidos sem saber o que fazer  muito bem  diante dessas "coisinhas tão fofinhas"  e "tão pequeninhas"  como um bebê não é mesmo?
Alguns até pensam que basta trocar fraldas,dar de comer e  colocar pra dormir... mas não é bem assim não. Esses pequeninos precisam de muito mais, e você que está aí diante de um deles pode fazer muita coisa pra que ele cresça saudável emocionalmente, psicologicamente e fisicamente.
Então vamos lá, mãos à obra!

 

No 1º mês - Converse  e cante para o bebê. O som e o tom da sua voz vai transmitir muita segurança a ele.
Estimule cada parte do  seu corpo com massagens suaves nos pés, mãos, barriga, pernas, costas e rosto. Você pode  colocar músicas suaves, desde cantigas de ninar até músicas clássicas, eles adoram! 
O contacto físico é muito importante e através dele você vai demonstrar seus sentimentos , transmitir amor, carinho e segurança que ele tanto precisa.

No 2º mês - Apresente objetos grandes e coloridos. Coloque-os na frente dele  para que ele possa brincar e tentar alcançá-los com as mãos.
No berço coloque um mobile colorido dentro do campo de visão do bebê, mas muito cuidado com aqueles com som estridente, não é aconselhável.Além de irritá-lo pode prejudicar a audição.

No 3º. mês - Cante, faça gestos e expressões faciais. O bebê tentará imitar e responderá aos estímulos com sorrisos e ruídos.
Estimule o tato do bebê com objetos de diferentes texturas. Por exemplo:  passe no pé ou na mão dele uma pluma e observe as reações; encoste sua mãozinha em algo áspero e depois em algo macio.


No 4º. mês - Conte histórias curtas e imite o barulho dos animais com diferentes tons de voz. O bebê tentará imitar você. É muito divertido!
Jogue  bolas e dados na sua direção para que ele tente agarrar.

No 5º. mês - Tudo que ele conseguir pegar vai levar à boca. Então muito cuidado com o brinquedos e objetos que estão à sua volta. Procure deixá-los limpos e que os mesmos  sejam seguros e de boa qualidade  para que o bebê não se machuque.
Compre mordedores, brinquedos macios, bolas e chocalhos. Deixe que brinque no chão e espalhe todos os brinquedos à sua volta.
Coloque também músicas de diferentes ritmos e dance com ele.
Ele vai adorar!

No 6º mês - Durante as refeições fale com ele, diga o que ele vai comer e mostre os alimentos. Com certeza ele vai querer ajudá-lo nessa tarefa, então as mãozinhas vão funcionar dentro do prato. Você pode comprar aqueles pratos que se fixam às mesas para facilitar a interação neste momento.
Também  nesta fase, convide a criança para passear, e espere que ela lhe estenda os braços e vá mostrando tudo à sua volta.
Imite o barulho dos animais  como gato,pintinho e cachorro. Ao ar livre, deixe-o próximo das árvores, para que ele observe o balancear o e barulho das folhas.


No 7º. mês – Deixe que a  criança  manipule brinquedos que façam barulho,com diferentes cores, formas e tamanho.Coloque-os próximos a ela e estimule-a a ir buscá-los.
Nessa fase também você pode ensiná-la a dar "tchauzinho", fazer "bichinho", imitar o gato, o cachorro e outros gestos muito fofos que ela aprenderá  muito rápido com você.

No 8º. mês - Brinque de esconde-esconde com ele. Você pode usar  uma toalha , uma colcha ou a cortinada sala. 
Permita que a criança jogue objetos  no chão, ela repetirá inúmeras vezes este movimento e  você pode até ficar cansado, mas ela não.Nessa fase eles adoram fazer isso, inclusive jogar coisas pela janela e vê-las sumir, como um passe de mágica.
Isso também vai ensiná-lo que em alguns momentos nós vamos nos ausentar, mas que nós voltaremos.
Conte muitas histórias e mostre as imagens do livro que está lendo.

No 9º. mês - Deixe perto do bebê brinquedos grandes e coloridos. Ensine-o a empilhá-los e a encaixá-los.
Converse bastante com ele, relate tudo que você estiver fazendo.Você verá que ele começará a repetir  as sílabas.
Mostre os animais e imite o som dos mesmos.

No 10º. mês - Converse com o seu bebê e dê-lhe  alternativas, por exemplo: "Você quer o urso ou a bola"? Essa tática também pode ser usada com relação aos alimentos. Dê sempre duas opções. Assim ele vai aprendendo a fazer escolhas e muitas vezes irá chorar quando não for atendido.Não se preocupe. Não esqueça que você é o responsável por ele e nem sempre a escolha que ele fizer nesse momento poderá ser atendida.
Pegue-o no colo e dance com ele. Dance a seu lado e  ele tentará imitar a coreografia. 

É uma graça!Dê-lhe um telefone de brinquedo para incentivar a linguagem.
Depois cuide dos telefones de verdade, pois serão incansavelmente utilizados por eles.

No 11º. mês - Participe das brincadeiras da criança e brinque com ela.Deixe à mão objetos que possam ser colocados e retirados  de caixas e dentro delas coloque tampas de panelas,brinquedos grandes e pequenos, coloridos, de empilhar e encaixar.
Mãe sempre "doa" alguns utensílios da cozinha para  ver seu bebê brincando e feliz nessa idade!

No 12º mês - Cante e conte histórias. Disponibilize livros e revistas para que ele possa manusear.Não esqueça que ele pode "ler" enquanto toma banho também.Tenha livrinhos de plástico para esse momento. 
Incentive-o a comer sozinho e a guardar seus brinquedos.Isso é muito importante! E não esqueça que a noção de organização e estética dele é diferente da sua. Respeite e elogie! Nessa fase ele já entende ordens curtas, portanto explique-lhe tudo: o que vão fazer, porque , onde vão,o que ele pode ou não pode fazer, peça para que ele vá buscar algo, trazer algo, etc...
E brinque muito de pega-pega, esconde-esconde e brincadeiras de roda.
Como vocês podem perceber, a  linguagem é muito importante em todas as fases da nossa vida, e começa bem cedo.É com ela e através dela que descobrimos o mundo, demonstramos sentimentos positivos e negativos, nos aproxima das pessoas e cria vínculos afetivos duradouros.
Nesse primeiro ano de vida a criança precisa ser bem cuidada e cercada de carinho e segurança.






É isso aí,espero que vocês tenham gostado.
Até mais!